Homem é preso após comentário sobre boate LGBT: “Tomara que aconteça igual à Boate Kiss”

Foto: PCPR

Um homem, de 35 anos, foi preso pelos crimes de discriminação e preconceito em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná. Ele publicou um comentário em uma rede social fazendo referência a tragédia da Boate Kiss, em uma publicação da inauguração de uma casa noturna destinada ao público LGBTQIAPN+.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito colocou a seguinte mensagem no comentário: “tomara que aconteça igual à Boate Kiss”. Durante o depoimento, o homem preso por discriminação e preconceito disse que foi apenas “uma brincadeira”. 

Além disso, o detido alegou que não teve intenção discriminatória motivada por orientação sexual e identidade de gênero. Ele admitiu que foi um comentário feliz e disse que seu perfil foi cancelado após a repercussão do caso. 

O delegado Derick Moura Jorge reforçou que as condutas discriminatórias motivadas por orientação sexual e identidade de gênero foram equiparadas ao crime de racismo pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

“É fundamental que a sociedade compreenda que a liberdade de expressão encontra limites no respeito à dignidade humana e que comentários discriminatórios em redes sociais não estão protegidos pelo direito à livre manifestação”, afirmou o delegado.

O inquérito foi finalizado e encaminhado ao Ministério Público para análise.

Relembre a tragédia da Boate Kiss

O incêndio na Boate Kiss ocorreu em 27 de janeiro de 2013, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O fogo começou durante um show pirotécnico dentro da casa noturna e rapidamente se alastrou, causando a morte de 242 pessoas e deixando mais de 600 feridos. O caso se tornou um dos maiores desastres da história do Brasil, gerando mudanças na legislação sobre segurança em estabelecimentos fechados.

Fonte: RICtv