Defesa Civil realiza treinamento para implantação de núcleos comunitários em Francisco Beltrão

Foto: Assessoria

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Francisco Beltrão realizou um treinamento para implantação dos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs). A capacitação que aconteceu no Centro da Juventude (CEJU), na Cidade Norte, em parceria com a Defesa Civil do Paraná, reuniu voluntários e representantes da comunidade.

O objetivo é implantar um Nupdec em cada associação de moradores do município, tanto na área urbana quanto no interior. Os núcleos atuarão na prevenção, preparação e resposta inicial em situações de emergência, fortalecendo a organização das comunidades diante de eventos climáticos.

Durante o treinamento, os participantes receberam orientações sobre primeiros socorros, identificação de áreas de risco, medidas de autoproteção em casos de tempestades, vendavais, granizo, alagamentos e enxurradas, além de protocolos para evacuação de áreas de risco e encaminhamento da população para locais seguros.

Outro foco da capacitação foi ampliar o cadastro da população no sistema oficial de alertas da Defesa Civil. O serviço é gratuito e permite o envio de avisos sobre riscos meteorológicos por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem para o número 40199 com o CEP da residência.

Próxima etapa levará treinamentos aos bairros e comunidades

As próximas capacitações serão realizadas nas associações de moradores, com treinamentos práticos e simulados de evacuação. Segundo o coordenador municipal da Defesa Civil, Valdeci Priester, preparar a população é uma das formas mais eficazes de reduzir os impactos de eventos climáticos extremos. “Mais do que responder às emergências, a Defesa Civil trabalha para preveni-las. Comunidades organizadas e conectadas aos sistemas de alerta estão mais preparadas para proteger vidas e reduzir danos”, destaca.


Fonte: Assessoria

Galeria