Embora os adolescentes passem grande parte do seu tempo conectados nas redes sociais, um novo estudo, divulgado nesta quarta-feira (29) pela Common Sense Media, descobriu que jovens entre 13 e 18 anos estão desconfiando cada vez mais do conteúdo que consomem online. Segundo o relatório, com o surgimento da inteligência artificial (IA), os adolescentes não conseguem distinguir o que é real e o que é falso.
O estudo, chamado “Adolescentes, confiança e tecnologia na era da IA“, foi feito com base em uma pesquisa com 1.045 adolescentes dos Estados Unidos de 13 a 18 anos. O levantamento mostrou que 41% dos adolescentes estão cientes de terem visto imagens ou vídeos que eram reais, mas enganosos.
Além disso, mais de um terço (35%) relata ter sido enganado por conteúdo falso divulgado online, e um em cada cinco adolescentes (22%) relata que compartilhou conteúdo que, posteriormente, descobriu que era falso. Mais de um quarto (28%) já esteve em dúvida se, em uma interação virtual, estava falando com um chatbot ou com um humano.
Na visão dos pesquisadores, esses achados mostram que os adolescentes enfrentam desafios significativos para distinguir entre conteúdo autêntico e manipulado, o que pode levar à desconfiança em plataformas online.
A pesquisa também mostrou que 72% dos adolescentes mudaram a maneira como avaliam a precisão das informações online após terem tido experiência com conteúdo falso ou enganoso. Mais de um terço (35%) diz que os sistemas de IA generativa tornarão mais difícil confiar na precisão das informações que veem online.
Fonte CNN
0 Comentários