Agentes do Departamento Beltronense de Trânsito e policiais militares do 21º Batalhão de Polícia Militar iniciaram, nesta terça-feira, 23 de junho, uma ação conjunta para identificar e remover veículos com características de abandono em vias públicas de Francisco Beltrão. A medida busca melhorar a circulação, reforçar a segurança e contribuir com a limpeza urbana e a saúde pública.
A operação envolve o Debetran, a Polícia Militar e a 30ª Ciretran. Além disso, a fiscalização deverá ocorrer de forma contínua em diferentes pontos da cidade, conforme denúncias recebidas e levantamentos realizados pelos órgãos envolvidos.
Segundo o diretor do Debetran, Ian Drehmer, a presença de veículos abandonados nas ruas representa uma demanda antiga do setor. Por isso, o órgão articulou a parceria para ampliar a identificação e a retirada desses veículos das vias públicas.
Proprietários terão prazo de 10 dias
De acordo com Ian Drehmer, os proprietários dos veículos identificados serão notificados pelas equipes. Após a identificação, os agentes afixarão um adesivo no veículo, informando o prazo de 10 dias para que a situação seja regularizada.
“Vamos notificar os proprietários desses veículos. Após a identificação, será afixado um adesivo com prazo de 10 dias para que a situação seja regularizada. Caso isso não ocorra, a Polícia Militar fará a remoção do veículo para o pátio da Ciretran”, explicou Ian.
Dessa forma, os donos terão a oportunidade de retirar os veículos voluntariamente das ruas antes da remoção. Caso o prazo termine sem regularização, a Polícia Militar encaminhará o veículo ao pátio da 30ª Ciretran.
Ação tem respaldo no Código de Trânsito Brasileiro
A medida tem respaldo no artigo 279-A do Código de Trânsito Brasileiro. O dispositivo autoriza a remoção de veículos em estado de abandono ou sinistrados para depósito designado pelo órgão competente de trânsito, independentemente da existência de infração.
Segundo o soldado Bernardi, do Grupamento de Operações de Trânsito do 21º Batalhão de Polícia Militar, a via pública não deve servir como depósito de veículos. Além disso, ele destacou que o espaço público precisa atender ao interesse coletivo.
“A via pública não é local para depósito de veículos. Ela deve atender ao interesse coletivo. Por isso, orientamos que os proprietários retirem os veículos que estejam em situação de abandono, colocando-os em locais apropriados, como terrenos particulares ou oficinas mecânicas”, afirmou.
Veículos poderão ser removidos ao pátio da Ciretran
O soldado Bernardi ressaltou que, após o vencimento do prazo de 10 dias, os veículos notificados que permanecerem nas ruas serão removidos ao pátio da 30ª Ciretran. Portanto, os proprietários devem providenciar a retirada antes do fim do prazo informado no adesivo.
A operação também foi viabilizada pela ampliação da capacidade do pátio da Ciretran. A liberação de espaço ocorreu após a retirada de veículos por meio dos procedimentos legais, incluindo leilões.
Além disso, a população pode colaborar com a fiscalização. Os moradores podem informar aos órgãos responsáveis a localização de veículos com características de abandono nas ruas e avenidas de Francisco Beltrão.
Fonte: Diario do Sudoeste
Foto: Por Paulo Felipe

0 Comentários