Um melhores vinhos brasileiros não tem álcool. Nesta segunda-feira (8/6), o Aurora Desalcoolizado Cabernet Sauvignon Não Adoçado, da Vinícola Aurora, conquistou medalha de bronze no International Wine & Spirit Competition (IWSC) 2026, concurso de vinhos e destilados realizado desde 1969 em Londres, na Inglaterra. O rótulo alcançou a terceira colocação após avaliações às cegas com bebidas sem álcool de diferentes países e foi o único vinho desalcoolizado brasileiro premiado.
O enólogo Christian Bernardi, responsável pelo projeto de produtos desalcoolizados da Cooperativa Vinícola Aurora, explica que, ao contrário das bebidas classificadas como "zero álcool", produzidas a partir de suco de uva, os vinhos desalcoolizados seguem todas as etapas tradicionais da vinificação antes da retirada do álcool.
Segundo ele, o principal desafio está justamente nessa fase, que exige a remoção do álcool sem prejudicar os aromas, sabores e demais características desenvolvidas durante a elaboração. Ao final do processo, a bebida mantém teor alcoólico inferior a 0,5%.
"A tecnologia foi desenvolvida dentro da Aurora, utilizando equipamentos que permitem a extração completa do álcool com rigoroso controle de temperatura e pressão. A premiação valida esse esforço de inovação", afirmou Bernardi, em nota.
De acordo com as especificações técnicas, a bebida utiliza uvas Cabernet Sauvignon da safra 2025 e passa por um breve estágio em barril de carvalho. O produto apresenta perfil seco e, segundo a vinícola, não possui dulçor.
Fonte: Globo Rural
Foto: Marcelo Cedeño

0 Comentários