Gigante do setor lácteo amplia operações com nova unidade industrial em Beltrão

Foto: Monique Sfoggia.

O plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Francisco Beltrão ficou pequeno na manhã desta segunda-feira (20). Isso porque, foi neste espaço que a gigante do setor lácteo brasileiro, a empresa Sooro Renner, juntamente com a administração de Francisco Beltrão, anunciou um importante investimento na ordem de R$ 650 milhões para o município.

Sobre a nova unidade

O empreendimento faz parte do planejamento estratégico iniciado em 2021, e integra o plano de expansão até 2030. Além de ampliar a capacidade de produção de Whey Protein, a nova planta introduzirá a produção de Lactose Infant Formula Grade, atendendo à crescente demanda dos mercados de nutrição infantil e esportiva. A unidade também incorporará a Concen Lácteos, referência nacional na produção de manteiga, adquirida recentemente pela Sooro Renner.

A construção de sua terceira unidade industrial, estará situada na cidade de Francisco Beltrão, no Paraná. A escolha pelo município no Sudoeste foi motivada pela proximidade com os fornecedores de matéria-prima e pela localização estratégica, entre duas unidades industriais: uma em Marechal Cândido Rondon - PR e outra em Estação - RS, otimizando a operação logística. A instalação da indústria contou com o apoio fundamental da gestão municipal do prefeito Antônio Pedron, que forneceu suporte integral ao projeto.

Capacidades e Infraestrutura

Atualmente em fase de construção, a nova unidade terá uma capacidade nominal de produção de aproximadamente 40.000 toneladas de Lactose por ano e cerca de 12.000 toneladas de Whey Protein. O complexo industrial conta com uma área total de 340.000 m², e representará um grande avanço para a operação da empresa.

Lactose: O novo marco no portfólio da Sooro Renner

O projeto teve início em julho de 2024, com a contratação da empresa fornecedora da tecnologia necessária para a produção de Lactose Infant Formula Grade, consolidando a Sooro Renner como empresa brasileira pioneira no processamento desse produto.

Esse avanço no portfólio de produtos da empresa é fruto de investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, além de visitas técnicas a empresas internacionais, garantindo que suas tecnologias estejam alinhadas com as melhores práticas globais de processamento de Lactose e Whey Protein de alta qualidade.

Impacto social e econômico

Mais que um avanço industrial, a nova unidade será um agente econômico e transformador para Francisco Beltrão e região. Com mais de 250 empregos diretos e outros 1.200 indiretos, gerando renda e promovendo o desenvolvimento local. Eduardo Serra, CEO da Sooro Renner, destacou a importância deste novo investimento: "Estes investimentos visam gerar riquezas para a cadeia de negócios das regiões onde atuamos e contribuem para que o Brasil se torne cada vez mais relevante a nível mundial em relação ao processamento de soro de leite. Ao mesmo tempo, alavancará o consumo de Whey Protein no país, um mercado que já se desponta como um dos mais promissores do mundo."

Fonte: Portal do Romeu