A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento e a suspensão da comercialização da melatonina sublingual em gotas sabor maracujá da marca Renova Be, fabricada pela empresa Vita Be Cosméticos Ltda.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União dessa segunda-feira (2/3) e vale para todos os lotes do produto.
Além da venda, ficam proibidos a fabricação, a importação, a distribuição, a propaganda e o uso do suplemento. A decisão foi tomada após a agência identificar irregularidades na composição e na divulgação do item.
Segundo a Anvisa, o produto foi comercializado com um ingrediente cuja segurança não foi avaliada para uso sublingual, forma de administração em que a substância é absorvida sob a língua. Esse tipo de utilização exige análise específica para garantir que não haja riscos à saúde.
Irregularidades na propaganda
Durante a fiscalização, a Anvisa também constatou a divulgação de alegações que não são autorizadas pela agência, como promessas de regular o ciclo do sono, prevenir insônia e contribuir para o equilíbrio do corpo.
De acordo com as normas sanitárias, suplementos alimentares não podem apresentar indicações terapêuticas que não estejam autorizadas.
A Anvisa reforça que suplementos devem seguir critérios rigorosos quanto à composição, forma de uso e publicidade. Produtos que descumprem essas exigências podem representar riscos, já que não passaram pela avaliação completa de segurança prevista na legislação.
Consumidores que tenham adquirido a melatonina suspensa devem interromper o uso. Em caso de dúvidas ou reações adversas, a orientação é procurar um profissional de saúde.
Fonte: Metrópoles
Foto: Reprodução

0 Comentários