UPA 24 horas reforça atendimento com novo aparelho de ultrassonografia móvel

Foto: Assessoria

A UPA 24 Horas recebeu um novo aparelho de ultrassonografia móvel. O equipamento, que custou aproximadamente R$ 130 mil, vai fortalecer e qualificar ainda mais o atendimento prestado à população no setor de urgência e emergência. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Edson Concelier, o novo aparelho tem como principal objetivo auxiliar no atendimento de pacientes em estado grave, especialmente vítimas de acidentes e politraumas. 

“Este aparelho vai nos ajudar principalmente nos atendimentos de urgência e emergência. Temos um número alto de pacientes vítimas de acidentes, politraumatizados, que muitas vezes precisam de acesso venoso central. Com o auxílio do ultrassom, o médico consegue realizar o procedimento com mais segurança, reduzindo intercorrências e garantindo o acesso adequado para a infusão de drogas vasoativas, que são fundamentais para salvar vidas”, destacou o secretário.

O equipamento também será essencial para diagnósticos mais precisos, especialmente em casos de trauma abdominal. “Em pacientes politraumatizados, é fundamental identificar rapidamente possíveis hemorragias ou lacerações de órgãos. O ultrassom móvel permite maior agilidade e precisão nesse diagnóstico, contribuindo para uma conduta médica mais rápida e eficaz”, completou Edson.

Além dos atendimentos de maior gravidade, o aparelho irá auxiliar em outras situações de emergência, proporcionando mais rapidez, agilidade e, principalmente, qualidade no atendimento interno da UPA.

Entrega do novo raio-X em janeiro

Em janeiro deste ano, a UPA também recebeu um importante reforço em sua estrutura: um novo aparelho de raio-X. Com investimento superior a R$ 300 mil, o equipamento passou a qualificar significativamente o atendimento, permitindo a realização de exames com mais agilidade, precisão e segurança.

Além de Francisco Beltrão, outros sete municípios da região são atendidos pela UPA 24 Horas. Somente em 2025, a unidade realizou 180 mil atendimentos entre consultas e reavaliações, além de mais de 80 mil exames, entre laboratoriais e de imagem — números expressivos que demonstram a alta demanda e a resolutividade do serviço.

O secretário Edson também agradeceu o apoio das lideranças e instituições envolvidas. “Todas essas conquistas são resultado de uma boa relação política entre o Governo do Estado, o Governo Federal e o Município de Francisco Beltrão. Quem ganha com isso é o paciente”, concluiu.

Fonte: Assessoria