O Governo do Estado do Paraná oferece o curso Empreendedoras da Beleza, em parceria realizada por meio do Paraná Competitivo com o Instituto Grupo Boticário e o Grupo Boticário. A iniciativa, que tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo feminino por meio de capacitações na área da beleza, abre inscrições para a edição de 2026 na sexta-feira (13).
Este é o terceiro ano do projeto, consolidando a iniciativa como uma importante política de incentivo à autonomia financeira e à inclusão produtiva de mulheres paranaenses.
O projeto oferece qualificação gratuita a mulheres em situação de vulnerabilidade social interessadas em atuar no mercado da beleza, com foco em técnicas de maquiagem e noções de empreendedorismo.
A formação é presencial, com carga horária distribuída em encontros diários que abordam habilidades técnicas e gestão de pequenos negócios, promovendo autonomia financeira e inclusão produtiva às participantes.
Além das turmas presenciais nos municípios, o programa vai oferecer novamente cursos de maquiagem para mulheres de unidades prisionais de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A iniciativa atenderá mulheres que cumprem pena no Centro de Integração Social de Piraquara (CIS) e na Penitenciária Feminina do Paraná. A proposta não apenas ensina técnicas de beleza, mas também proporciona um novo olhar sobre si mesmas e amplia as oportunidades de reinserção social e profissional.
Para a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, o programa representa uma verdadeira transformação na vida das participantes. “Quando oferecemos qualificação e oportunidade, estamos devolvendo dignidade e abrindo caminhos para que essas mulheres reconstruam suas histórias com autonomia. O Empreendedoras da Beleza é mais do que um curso, é uma porta aberta para um novo começo”, afirma.
Fonte: AEN
Foto: Gilson Abreu/Prefeitura de Curitiba

0 Comentários