Aumento de casos e óbitos por Metapneumovírus Humano (HMPV) no Paraná: Vigilância e Prevenção

Foto: Internet

O HMPV é um vírus respiratório que causa infecções nas vias respiratórias superiores e inferiores. Foi isolado pela primeira vez em 2001 na Holanda, circulando na população humana desde então, no Brasil foi identificado pela primeira vez em 2004. A pesquisa de rotina deste vírus no Estado do Paraná é realizada pelo LACEN PR desde 2013.

VIGILÂNCIA

No Paraná, a vigilância do HMPV é realizada e monitorada por meio do Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (SIVEP-Gripe), que inclui a coleta de amostras biológicas pelas 34 Unidades Sentinela de Síndrome Gripal (SG) e dos casos hospitalizados e/ou óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e análise de dados sobre doenças respiratórias. Na rotina da vigilância da influenza e de outros vírus respiratórios. Podem ser observados casos que apresentem infecção com mais de um vírus.

Atualmente, a pesquisa de HMPV é realizada com o Painel Viral de Influenza e Vírus Respiratórios, sendo pesquisado um total de sete vírus, que são: Influenza A, Influenza B, SARS-CoV-2, Rinovírus, Vírus Sincicial Respiratório, Metapneumovírus e Adenovírus, pelo método de RT-qPCR para todas as amostras enviadas ao LACEN PR.

EPIDEMIOLOGIA

A série histórica dos casos e óbitos confirmados de HMPV de 2022 a 2024, no Paraná, apresenta um total de 2.575 casos e 110 óbitos, conforme gráfico abaixo.



As faixas etárias de menores de 2 anos e maiores de 60 anos foram as mais acometidas, conforme o gráfico abaixo.


CONDUTAS DE PREVENÇÃO

Não há vacina para prevenção desses vírus, contudo as medidas simples de prevenção e controle não farmacológicas são as mesmas adotadas para outros vírus respiratórios, sendo:

• Lavar as mãos com água e sabonete líquido ou usar álcool 70%, com frequência, principalmente após tossir, espirrar e assoar o nariz, e antes de comer ou manusear alimentos;

• Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, utilizando lenço descartável ou cotovelo dobrado;

• Evitar tocar boca, nariz, olhos e rosto com as mãos não higienizadas;

• Não compartilhar objetos e utensílios pessoais;

• Manter as janelas abertas e os ambientes bem ventilados;

• Adotar hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada e hidratação adequada;

• Manter o calendário com as vacinas contra covid-19 e influenza atualizado.

Fonte: Assessoria