A Cresol, uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, dá início ao período das Assembleias 2026. Esse é o momento em que os associados se reúnem para analisar resultados, definir prioridades e participar ativamente das decisões que orientam o presente e o futuro da cooperativa.
As assembleias representam a essência do cooperativismo. É nesse espaço que os cooperados acompanham a prestação de contas, entendem como os resultados foram gerados e contribuem para definir como eles serão reinvestidos ou distribuídos, sempre com foco no desenvolvimento coletivo: sócios, cooperativa e comunidade.
“Todos os anos, realizamos com muito entusiasmo o nosso período assemblear, em que reunimos os cooperados para prestar as contas do ano que passou e também para falarmos do futuro. É muito importante que todos participem e exerçam o seu direito, que é um direito de dono, de saber, de entender como está a cooperativa e contribuir com as decisões”, destaca Alzimiro Thomé, presidente da Central Cresol Baser.
Poder de decisão
O período assemblear, de fevereiro a abril de cada ano, é realizado pelas 57 cooperativas filiadas ao Sistema Cresol. As assembleias de relacionamento, ou pré-assembleias, acontecem presencialmente nas cidades onde há agências Cresol. O objetivo é apresentar os indicadores e as atividades desenvolvidas na comunidade e ouvir apontamentos e sugestões.
Já a Assembleia Geral Ordinária (AGO), prevista na Lei das Cooperativas nº 5.764/71, pode acontecer na modalidade híbrida (presencial e virtual) ou virtual. Na AGO, são tomadas as decisões com base nos votos dos associados participantes. Cada cooperado tem direito a um voto, independentemente da sua movimentação financeira ou do capital investido.
Distribuição de resultados
Na AGO também acontece o processo de destinação das sobras, quando há recursos disponíveis após a aprovação das contas da cooperativa. E são os cooperados que decidem, por meio do voto, como esse dinheiro será distribuído.
Uma parte dos recursos é destinada para fundos de reserva — para garantir a estabilidade da cooperativa — e de assistência técnica, educacional e social, estes voltados para atividades com cooperados e familiares, colaboradores, entidades e comunidade local.
Outra parte pode retornar diretamente ao cooperado como um cashback: ele recebe de volta um valor proporcional à sua participação na cooperativa. Quanto maior a movimentação financeira e os investimentos, maior pode ser a parte recebida.
O processo assemblear evidencia o comprometimento da Cresol com os princípios do cooperativismo, como a gestão democrática, a participação econômica dos membros, a educação, formação e informação e o interesse pela comunidade.
Veja as datas das assembleias
As datas são divulgadas pelas cooperativas filiadas nos meios de comunicação e redes sociais.
Sobre a Cresol
Com 30 anos de atuação, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do Brasil, oferecendo soluções para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais. Conta com mais de 1 milhão de cooperados e 1.000 agências de relacionamento em 19 estados brasileiros.
Fonte: Assessoria
Foto: Assessoria

0 Comentários