Darce Almeida/Acefb – O ecossistema de inovação de Francisco Beltrão reafirma sua posição como referência nacional nesta quinta-feira, 15 de janeiro, a partir das 15h30, na Associação Empresarial (Acefb). O Ciklo, hub de inovação e conexão da Acefb, recebe uma comitiva de representantes do Sistema Regional de Inovação (SRI) de Minas Gerais. A visita é organizada pelo Sebrae, parceiro de ações e projetos da Acefb e Ciklo.
Um pouco antes, por volta das 14h, o grupo visita a secretaria municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação e às 16h fazem visita técnica na empresa Parseint.
O encontro marca um importante momento de intercâmbio técnico. O objetivo do grupo mineiro é conhecer de perto a estrutura do SRI beltronense e identificar boas práticas que possam ser replicadas em solo mineiro. Para a coordenadora do Ciklo, Stéphanie Karin, receber essa visita valida o trabalho que vem sendo desenvolvido na região.
“Eles vêm para entender como estamos organizados em ecossistema e como nossas ações podem ser adaptadas ou até mesmo replicadas para a realidade deles", destaca Stéphanie. Ela reforça que “o Ciklo recebe muitas visitas através do programa Ciklotour. Cada visita é personalizada de acordo com o público, basta agendar com antecedência as visitas”.
Pauta estratégica
Durante a visita ao Ciklo, a programação será focada em três pilares fundamentais que sustentam o sucesso da inovação em Francisco Beltrão:
1. Estratégia de Inovação da Acefb: Como a entidade integra tecnologia e novos modelos de negócio ao dia a dia empresarial.
2. O Papel do Ciklo: O hub como ponto central de conexão entre startups, empresas consolidadas e o poder público.
3. Exponencialização via Cacispar: O papel da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná (Cacispar) na amplificação dos resultados para toda a região.
O encontro reforça o papel do Ciklo e da Acefb não apenas como fomentadores locais, mas como modelos de gestão e inovação para outras regiões do Brasil, promovendo o compartilhamento de conhecimento e o fortalecimento do associativismo tecnológico. A Acefb, inclusive, integra o G50+, grupo formado pelas cinquenta maiores e mais estruturadas associações comerciais e empresariais do Brasil. A participação nesse grupo permite à associação beltronense se conectar e discutir o futuro do movimento associativista com outras lideranças do país.
Fonte: Assessoria
Foto: Assessoria

0 Comentários