Força-tarefa da Sanepar atua na madrugada e garante praias limpas após os shows

Foto: Sanepar

As equipes da Sanepar recolheram 5 toneladas de lixo das areias de Matinhos, no Litoral do Paraná, no primeiro fim de semana de shows do Verão Maior Paraná 2026. A operação de limpeza foi concentrada na faixa de areia ocupada pelos espectadores, e teve início logo após o termino dos shows e seguiu pela madrugada, garantindo que a praia estivesse pronta para os veranistas logo nas primeiras horas da manhã.

Entre sexta-feira (09) e domingo (11), a presença massiva de público (estimado em 722 mil pessoas) exigiu uma logística de precisão. Para garantir a agilidade necessária e liberar a praia limpa ao amanhecer, a Sanepar investiu em tecnologia e mecanização. A força-tarefa noturna contou com oito colaboradores operando duas máquinas saneadoras, um quadriciclo e um trator com carreta.

Além da coleta manual, que foca em itens maiores como latas e garrafas, as máquinas saneadoras revolvem a areia a uma profundidade média de 20 centímetros. O equipamento peneira o solo, retirando resíduos difíceis de captar a olho nu, como cacos de vidro, bitucas de cigarro, tampas de garrafa e microplásticos de embalagens.

Essa varredura profunda não apenas melhora a estética da praia, mas reduz riscos de doenças causadas por bactérias e germes, além de evitar que o lixo chegue ao mar. O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, disse que a operação foi aprimorada para atender ao novo patamar turístico do litoral paranaense. "Com o nosso Litoral transformado nos últimos anos, hoje talvez seja o maior aglutinador de turistas do Estado. A Sanepar segue com seu importante papel: já fazíamos a limpeza de forma contínua durante a temporada, mas aprimoramos isso e fazemos as limpezas de forma rápida, para que quem foi ou não ao show possa curtir a praia pela manhã", afirma Bley.

SANEPAR NO LITORAL - A limpeza noturna pós-show integra o Plano Operacional da Sanepar para a temporada 2025/2026, que conta com investimentos de R$ 22 milhões. Além da limpeza das praias logo após os shows, a coleta de resíduos é feita diariamente  e cobre 48 quilômetros lineares da orla, abrangendo Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.

Só na madrugada do dia 1º de janeiro, após as comemorações do Réveillon, as equipes da Sanepar recolheram 8,8 toneladas de lixo entre garrafas de vidro, copos plásticos e restos de embalagens e de alimentos, latas de alumínio, hastes de fogos de artifícios em Pontal do Paraná, Matinhos e Guaratuba.

Também integram as atividades da Sanepar na temporada de verão ações de conscientização ambiental durante o dia, com distribuição de sacolinhas para descarte correto, e pontos de hidratação gratuita durante os grandes eventos. O material retirado pela Sanepar das praias do Paraná que for reciclável será destinado a associações de catadores de municípios litorâneos.

Fonte: AEN