O Hospital Regional do Litoral (HRL) já atendeu mais de 2,1 mil pessoas desde o início do Verão Maior Paraná, volume 18,6% acima do registrado no mesmo período do ano passado. Entre os dias 15 de dezembro e 5 de janeiro, foram 603 atendimentos em obstetrícia, 580 clínicos, 487 procedimentos em cirurgia geral e de especialidades, 327 em ortopedia e traumatologia e 191 em pediatria.
Com uma estrutura de grande porte e alta complexidade, a unidade da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é referência para sete municípios (Antonina, Guaratuba, Guaraqueçaba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná) da 1ª Regional de Saúde, atendendo cerca de 301 mil habitantes, além da população flutuante no verão, que pode chegar a até 2 milhões de pessoas.
“Reafirmamos o compromisso com a assistência em urgência e emergência no litoral, assegurando atendimento resolutivo, organizado e integralmente custeado pelo SUS”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Perto.
O Hospital Regional do Litoral finalizou 2025 preparado para atender o aumento expressivo da demanda durante o verão, com atendimentos para moradores e turistas que visitam o litoral paranaense.
Nesse período do ano, a unidade atende diferentes tipos de urgências e emergências, incluindo afogamentos, infartos, AVC, queimaduras e situações envolvendo gestantes, entre outras ocorrências.
Além dessas demandas, o hospital é referência nos atendimentos decorrentes de acidentes nas rodovias da região, especialmente na BR-277, cujo fluxo aumenta significativamente nessa época do ano.
De janeiro a novembro de 2025, foram realizados 30.716 atendimentos, uma média de 2.792 por mês; 21.381 internamentos, uma média de 1.944 mês; 1.722 consultas ambulatoriais; mais de 264 mil exames laboratoriais, uma média de 24.025 realizados mensalmente; e 2.718 cirurgias.
INVESTIMENTOS - O Hospital Regional do Litoral (HRL) recebeu neste ano importantes investimentos destinados à renovação do parque tecnológico e à modernização do mobiliário assistencial, ampliando significativamente a capacidade de atendimento à população.
Foram adquiridos aparelhos de raio-X móvel digital, incubadoras neonatais, berços acrílicos neonatais, camas hospitalares, bicicletas para as sessões de fisioterapia, cadeiras de rodas e cadeiras de banho, além de equipamentos complementares para o setor de ecografia. Também foi realizada a substituição integral das poltronas reclináveis destinadas aos acompanhantes, garantindo mais conforto e acolhimento.
O investimento total para o HRL nessas aquisições ultrapassa R$ 1,2 milhão . Além disso, o hospital foi contemplado com equipamentos médico-hospitalares de alta tecnologia enviados pela Sesa e pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), incluindo um aparelho de ecografia portátil e novos recursos de informática. No total, 85 computadores foram incorporados à estrutura da unidade, no valor total de R$ 138.528,25.
CAPACIDADE ASSISTENCIAL - Referência nos Atendimentos Pré-Hospitalares (APH), o hospital oferece suporte em áreas de trauma, obstetrícia e clínica geral, além de garantir atendimento em oito especialidades cirúrgicas, entre elas bucomaxilofacial, neurocirurgia e ortopedia, e nove especialidades clínicas, como cardiologia, infectologia, nefrologia e medicina intensiva adulta e neonatal.
A unidade dispõe atualmente de 142 leitos ativos, distribuídos entre enfermarias, pronto-socorro, isolamento e UTI adulto/neonatal, com estrutura e tecnologia voltadas a atendimentos de maior complexidade e custo.
"O HRL é uma importante referência para os sete municípios que dependem dele o ano todo e por isso, estamos investindo na estrutura com novos equipamentos e mão de obra qualificada, para fortalecer o atendimento e deixar tudo preparado para a Operação Verão, que está começando", complementou Geraldo Gentil Biesek, diretor-presidente da Funeas.
Fonte: AEN
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

0 Comentários