Após as pausas para as celebrações do Natal e do Réveillon, as unidades do Poupatempo Paraná voltaram a atender normalmente nesta segunda-feira (5). Criado pelo Governo do Estado, o programa concentra em um mesmo espaço uma ampla gama de serviços públicos com o intuito de facilitar o acesso da população a eles.
Desde o início de seu funcionamento, em 2 de outubro, até 30 de dezembro, último dia de atividade antes do recesso de Ano Novo, foram realizados cerca de 161,1 mil atendimentos. A iniciativa evita que os paranaenses precisem peregrinar pelas cidades para emitir documentos ou solicitar serviços.
Entre os serviços mais procurados pela população estão a emissão das carteiras de identidade, por meio do Instituto de Identificação do Paraná, e de habilitação, em parceria com o Detran-PR. Por meio do apoio deste, também é possível realizar atendimentos relacionados a condutores e veículos. Copel, Sanepar, Cohapar, secretarias de Estado (Educação, Administração, Previdência e Fazenda) e demais órgãos estaduais são outras instituições que podem ser acionadas.
Do mesmo modo, são oferecidos aos interessados os encaminhamentos de solicitações de seguro-desemprego e as inscrições em vagas de emprego disponíveis nas Agências do Trabalhador.
Paraná alcança investimento recorde de R$ 7,18 bilhões em 2025
O atendimento no ambiente físico do Poupatempo ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sempre mediante agendamento prévio – que pode ser feito no site oficial (poupatempo.pr.gov.br), no aplicativo para smartphones com sistema Android ou até mesmo nos totens disponíveis nas próprias unidades. Os espaços têm estruturas padronizadas e acessíveis, incluindo áreas de espera, atendimento e estacionamento. A arquitetura foi idealizada para garantir o conforto dos cidadãos e a agilidade aos serviços prestados.
Das 13 unidades em ação, dez foram oficialmente inauguradas e três estão em período de testes. Curitiba é a única cidade com mais de uma opção do projeto. A primeira unidade a sair do papel, a do Shopping Estação, registrou 28.578 atendimentos. Na unidade do Pinheirinho já foram realizados 17.058; e na do Boa Vista, aberta ainda de modo experimental, 2.623.
Em Londrina, a segunda a entrar em atividade no Estado, foram 37.721 atendimentos até a parada do Ano Novo. O Poupatempo Paraná tem sedes em Ponta Grossa (16.582 atendimentos), São José dos Pinhais (20.892), Maringá (14.606), Foz do Iguaçu (4.297), Araucária (4.538), Cascavel (5.699) e Umuarama (2.608). Em testes estão, além da terceira unidade na Capital, as de Colombo (2.898) e Guarapuava (667). Os espaços em Araucária, Cascavel, Umuarama e as três ainda em fase de avaliação e ajustes começaram a funcionar apenas em dezembro.
Paraná inicia 2026 com mais de 8,7 mil vagas de emprego nas Agências do Trabalhador
OUTROS FORMATOS – Outro ponto que merece destaque é que nem todo atendimento é presencial. O site do programa viabiliza serviços de orientação por meio de videochamadas. Esse tipo de ação rendeu 1.630 atendimentos desde que o projeto foi implantado.
A contagem de atendimentos realizados em 2025 leva em consideração ainda o mutirão feito em Rio Bonito do Iguaçu – após a passagem do tornado que destruiu boa parte da cidade. Naquela ocasião, foram registradas 702 solicitações de moradores.
WHATSAPP – Os paranaenses que têm dúvidas sobre o Poupatempo Paraná, suas unidades em funcionamento e os serviços prestados pelo programa podem buscar respostas no WhatsApp oficial da iniciativa, disponível 24 horas por dia pelo número (41) 3040-2060. O contato via aplicativo de mensagens oferece atendimento rápido e seguro, com orientação imediata de acesso a informações de suporte para emissão de documentos, agendamentos, consultas e outros serviços.
Fonte: AEN
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

0 Comentários