Alunos desenvolvem sistema inteligente de segurança para travessia de trilhos no Paraná

Foto: SEED

Movidos pelo objetivo de tornar o caminho para a escola mais seguro, estudantes do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Leocádia Braga Ramos, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, transformaram uma ideia simples em um projeto de impacto real para toda a comunidade. Eles desenvolveram um sistema de cancelas inteligentes para aumentar a segurança na travessia de trilhos, unindo criatividade, tecnologia e responsabilidade social em uma solução que beneficia tanto os próprios alunos quanto os moradores da região.

Um acidente grave registrado em maio, no entorno da escola, foi o ponto de partida para a proposição da atividade. “O acidente repercutiu bastante pois resultou em uma vítima fatal. Então começamos a pensar no nosso papel dentro deste contexto e em como poderíamos contribuir para melhorar a segurança de quem precisa cruzar o trilho do trem”, conta Maria Angela Magni, professora da instituição de ensino que conduziu a atividade.

Foi nas aulas de Robótica que a ideia começou a ganhar corpo. O trabalho demonstra, na prática, o funcionamento do sistema férreo. Tudo começou com a construção de uma maquete. O trabalho foi executado pelos alunos Gabriel Henrique Anacleto (17 anos), Jessé Oliveira da Silva (18), Rafael Almeida de Oliveira (18) e Carlos Eduardo de Lara Araújo (17), orientados pela professora Maria Angela.

A maquete foi feita com materiais recicláveis como esponjas de lavar louças, bocal de lâmpada, caixa de ovos e papelão. Já a automação da cancela foi viabilizada com uso de bateria recarregável, placa Uno e placa Shield e a programação por meio do Tinkercad. Além do uso da Inteligência Artificial (IA) como apoio na programação. 

“Projetos como este demonstram a força transformadora da educação quando ela se conecta com a realidade dos estudantes e com as necessidades do território”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. “O trabalho do Colégio Leocádia Braga Ramos é um exemplo claro de como a escola pública paranaense pode colaborar com a sociedade quando alia tecnologia, protagonismo estudantil e compromisso com a vida”, destaca.

FUNCIONAMENTO - A simulação criada pelos estudantes demonstra, em escala reduzida, como tecnologias simples e de baixo custo podem ser aplicadas para ampliar a segurança ferroviária especialmente em áreas rurais ou regiões onde o tráfego ferroviário convive com circulação de pedestres, ciclistas e veículos.

“Na prática, a maquete simula a aproximação de um trem de transporte de insumos agropecuários, acionando o sistema automaticamente, com a descida da cancela, ativação de sinal luminoso vermelho e um alerta sonoro, contribuindo para reduzir o risco de colisões e atropelamentos, um dos principais tipos de acidentes nesse tipo de travessia”, explica Maria Angela.

“Para identificar exclusivamente a presença do trem, o mecanismo utiliza um sensor ultravioleta programado para evitar disparos por pessoas ou veículos comuns fortalecendo a confiabilidade do dispositivo”.

O potencial do trabalho foi tão significativo que o projeto conquistou o primeiro lugar na última edição do concurso Agrinho, na categoria Robótica do Ensino Médio, representando o Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Norte.

“Quando jovens utilizam tecnologia para pensar soluções que evitam acidentes e aumentam a segurança da própria comunidade, nós vemos o verdadeiro sentido da escola pública. Projetos como esse mostram que investir na educação em robótica não é só preparar os alunos para o futuro do trabalho, é prepará-los para uma sociedade mais segura, criativa e solidária”, acrescenta o secretário Roni Miranda.

PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA – A tecnologia desempenha papel central no processo de ensino-aprendizagem da rede estadual do Paraná. Atualmente, mais de 160 mil estudantes participam de atividades de Robótica, componente inserido oficialmente na matriz curricular desde 2022. Paralelamente, o ensino de Programação já envolve cerca de 500 mil alunos, acumulando mais de 1 milhão de atividades concluídas.

Para 2025, a Seed-PR prioriza a modernização e a expansão do parque tecnológico das escolas. Foram adquiridos 42.195 Chromebooks, 16.160 computadores desktop, 25.040 tablets, 57.741 headsets, 1.476 telas interativas, 900 impressoras e 647 projetores. O montante investido supera R$ 187 milhões, contemplando 1.903 unidades escolares e beneficiando mais de 840 mil estudantes em todo o Estado.

ROBÓTICA PARANÁ -  O Governo do Estado vai expandir o ensino de robótica no Estado, apoiando os municípios na oferta de aulas de inglês e robótica para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, dentro do programa Educa Juntos. O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou, em outubro, investimento de cerca de R$ 70 milhões para materiais didáticos voltados aos dois novos componentes curriculares.

A previsão é que as aulas comecem em 2026, após os processos de contratação e formação dos profissionais responsáveis. A iniciativa busca ampliar o acesso à tecnologia desde a infância, estimular a inovação pedagógica e fortalecer o protagonismo estudantil.

Fonte: AEN