Paraná mantém calor intenso até o fim de semana; alívio está previsto para o Réveillon

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

O Paraná segue enfrentando dias de calor intenso, e a situação meteorológica não deve mudar a curto prazo. Até o fim de semana, todas as regiões do estado continuam registrando temperaturas elevadas, sensação de abafamento e ocorrência das tradicionais chuvas de verão, principalmente entre a tarde e a noite.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as chuvas devem ser rápidas e localizadas, podendo ocorrer com forte intensidade em alguns pontos, mas sem atingir todos os municípios de uma mesma região ou todos os bairros de uma cidade , cenário que marcou esta semana.

Saiba como serão as máximas no Paraná, nesta sexta-feira (26)

Nesta sexta-feira (26), o rápido aquecimento volta a predominar no estado, com temperaturas acima dos 30 °C em quase todas as regiões. Em Curitiba, os termômetros podem chegar a 32 °C, com sensação ainda maior nas áreas mais urbanizadas. No Litoral, Antonina pode registrar até 33 °C, enquanto no interior os valores são ainda mais elevados.

No Vale do Ribeira, Cerro Azul pode se aproximar dos 40 °C. No extremo noroeste, Querência do Norte deve alcançar 37 °C. Cidades do Norte do Paraná também terão calor intenso, com máximas previstas de 34 °C em Paranavaí, 33 °C em Maringá e 32 °C em Londrina. No Norte Pioneiro, as temperaturas podem chegar a 35 °C.

O Oeste e o Sudoeste do estado também se destacam pelos valores elevados, com previsão de 33 °C em Foz do Iguaçu, 32 °C em Cascavel e até 36 °C em municípios como Capanema. Francisco Beltrão e Pato Branco devem registrar cerca de 32 °C durante a tarde. No Centro-Sul e nos Campos Gerais, as máximas ficam um pouco menores, variando entre 31 °C em Guarapuava e 32 °C em Ponta Grossa.

Para os próximos dias, a tendência é de manutenção do calor, com temperaturas acima dos 30 °C em praticamente todo o estado durante o sábado e o domingo. Apesar de não haver previsão de quebra de recordes em 2025, o padrão segue típico de verão.

Calor deve diminuir na virada do ano

Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, a expectativa é de que o calor comece a perder força apenas no fim do ano, entre os dias 30 e 31, com a passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil. A chuva mais frequente nesse período deve ajudar a amenizar as temperaturas, que ainda assim devem permanecer dentro da média climatológica. “O verão está se apresentando da forma esperada”, explica.

Fonte: RICTV