Rodovias: Paraná investe mais de R$ 1,5 bilhão em conservação e serviços ao usuário em 2025

Foto: DER

O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), investiu mais de R$ 1,5 bilhão na conservação de rodovias estaduais e atendimento aos usuários ao longo de 2025. Mais da metade destes recursos são dedicados à conservação do pavimento, com serviços rotineiros de fresagem, reperfilagem, microrrevestimento, reforço da sinalização horizontal e do sistema de drenagem de águas, e serviços pontuais como tapa-buracos, remendos superficiais e remendos profundos, atendendo cerca de 10 mil quilômetros de rodovias. O DER-PR é uma autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL).

Além do pavimento, também foram feitas melhorias nos espaços ao lado da pista, dentro da faixa de domínio, que incluem roçada, limpeza, pintura e recuperação de dispositivos de drenagem como sarjetas e bueiros, limpeza, pintura e recuperação de meios fios, remoção de material de queda de barreira, entre outros.

O DER/PR atuou ainda com o reforço de sinalização horizontal e vertical na malha, por meio do Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Paraná (Proseg Paraná), iniciativa que faz estudos específicos para cada trecho atendido, indicando as soluções necessárias para melhorar a segurança e trafegabilidade. Isso inclui também a implantação de dispositivos de segurança viária, como tachas, tachões e defensas metálicas.

Ao longo de 2025 foram realizadas manutenções em dezenas de obras de arte especiais (OAEs), incluindo pontes, viadutos, passarelas e passa-gados, parte de uma iniciativa inédita do DER/PR de vistoria e análise dessas estruturas, que resultaram em dezenas de contratos específicos, a maioria já concluídos.

Dentro destas iniciativas de melhorias programadas, está a conservação de rodovias não pavimentadas. Para estes trechos são feitos serviços específicos como patrola, cascalhamento, reconformação de leito de pista, e também melhorias do sistema de drenagem, inclusive com implantação de novos bueiros.

USUÁRIOS – O DER/PR permaneceu atuando na operação de tráfego rodoviário ao longo do ano, com os serviços de guincho pesado, guincho leve, monitoramento de tráfego, inspeção, apoio ao Corpo de Bombeiros, sinalização emergencial, retirada de carga derrubada e apreensão de animais soltos na pista. Estão sendo atendidas as rodovias do antigo Anel de Integração que ainda não foram concedidas, com as atividades sendo encerradas conforme as concessionárias assumem os trechos. Usuários podem acionar os serviços pelo telefone 0800-400-0404, totalmente gratuitos.

A travessia da Baía de Guaratuba por meio de transporte aquaviário, conhecida como o ferry boat de Guaratuba, continuou sendo operada pelo DER/PR em 2025, devendo ser encerrada a partir de abril, quando for inaugurada a nova ponte.

Outra frente de atuação do DER/PR para garantir mais segurança para os usuários é na fiscalização. Isso inclui a presença de balanças dinâmicas e estáticas nas rodovias estaduais com maior volume de tráfego de veículos pesados, e também a fiscalização da documentação do transporte comercial de passageiros, especialmente importante durante a temporada de verão, com maior presença de ônibus fretados circulando pela malha viária.

DRENAGEM – O DER/PR realizou ao longo do ano várias contratações pontuais, em sua maioria para solucionar danos no sistema de drenagem. Estes tendem a ocorrer devido ao excesso de chuvas no final de ano, acompanhandos por pontos de erosão, e em alguns casos quando o dispositivo em questão já não comporta mais o volume de água projetado para o trecho.

FUTURO – Um programa de conservação do pavimento com investimento bilionário está sendo preparado pelo DER/PR, já com licitação em andamento. Ele vai substituir os contratos atuais com soluções mais modernas e específicas para os trechos, e contempla toda a malha rodoviária estadual pavimentada. E um novo programa de conservação da faixa de domínio deve ter seus contratos assinados em 2026, substituindo os contratos em vigor atualmente.

Uma nova vistoria e análise de OAEs já está em andamento e vai resultar em dezenas de licitações e contratações para realizar reparos nestas estruturas, e desta vez vai incluir ainda dispositivos de contenção e sistemas de drenagem.

Já a operação de tráfego rodoviário será expandida, deixando de atender apenas o antigo Anel de Integração, e passando a ficar disponível em toda a malha estadual, com um foco maior no monitoramento das condições da pista, garantindo uma rápida resposta a eventuais danos, e também disponibilizando aos usuários o guincho mecânico gratuito.

E está em implantação um programa de restauração de rodovias para atender os trechos cujo pavimento precisa de uma intervenção maior que a disponível na conservação. O primeiro edital já está na praça, contemplando trecho da PR-092 no Norte Pioneiro, com os demais sendo preparados.

Fonte: AEN