Praia Acessível amplia atendimento e ganha novos pontos nas prainhas do Rio Paraná

Fotos: Sedef

O Governo do Paraná ampliou o alcance do programa Praia Acessível para a temporada de verão 2025/2026. Além do Litoral, a ação passa a funcionar também em regiões de água doce do Rio Paraná. Para isso, o Governo preparou novas equipes e postos, visando atender o público com deficiência ou mobilidade reduzida. 

A ação integra o Verão Maior Paraná e acontece através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef). O programa se estende do dia 28 de dezembro de 2025 a 1º de fevereiro de 2026, com períodos adicionais em algumas regiões do Estado.

Técnicos da Sedef já treinaram as equipes municipais que vão operar os postos do Praia Acessível nos novos pontos. A capacitação inclui técnicas de condução, segurança e manuseio das cadeiras anfíbias, garantindo atendimento qualificado durante toda a temporada.

Nesta temporada, três locais de água doce terão atendimentos do Praia Acessível: São Pedro do Paraná, Marilena e Marechal Cândido Rondon.

Na Costa Noroeste, o programa contará com dois pontos fixos. Em Marilena, o atendimento será em Porto Maringá. Já em São Pedro do Paraná, o posto funcionará na Praia de Porto São José. Ambos operarão entre 28 de dezembro de 2025 a 1º de fevereiro 2026 (terça a domingo), das 8 às 12 horas e das 15 às 19 horas.

Na Costa Oeste, o atendimento ocorrerá em Marechal Cândido Rondon, no ponto fixo da Praia de Porto Mendes. O funcionamento será no mesmo período, porém com atendimento feito por agendamento pelos telefones (45) 2384-8061 ou (45) 2384-8062.

“Com a ampliação do Praia Acessível para as regiões Noroeste e Oeste, estamos garantindo que o direito ao lazer chegue a mais paranaenses, inclusive em áreas de água doce. Investimos em capacitação e estrutura para oferecer um atendimento seguro, qualificado e com dignidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida durante todo o Verão Maior Paraná”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni.

No Litoral do Paraná, a estrutura também foi reforçada. Nesta temporada, serão disponibilizadas oito cadeiras anfíbias, distribuídas em postos de atendimento de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná.

Fonte: Obemdito