Grave acidente com caminhão deixa duas pessoas mortas e moradores em choque

Foto: Jair Correia/NDTV Record/ND Mais

A moradora da casa atingida por um caminhão em Arvoredo, no Oeste de Santa Catarina, presenciou de frente o grave acidente que deixou duas pessoas mortas na tarde desta terça-feira (16).

Da janela, ela viu o momento em que o caminhão despencou de uma ribanceira e, já no local da queda, conseguiu conversar com o motorista antes de morrer. Ele relatou que algo estava “apertando a barriga”. O acidente também vitimou Guilherme da Silva, um jovem de 18 anos que estava na calçada.

O acidente ocorreu por volta das 12h, na rua do Comércio. O caminhão perdeu o controle, saiu da pista, despencou de uma ribanceira, colidiu contra um carro estacionado e atingiu uma casa. Durante a queda, parte da carga, composta por tábuas de madeira, se soltou e foi arremessada em direção à calçada e ao imóvel.

A técnica de enfermagem Ortenila de Fátima de Souza, moradora da casa atingida, contou que estava na janela quando percebeu a aproximação do caminhão. “Achei que fosse um caminhão granileiro e que ia cair mais pra lá, mas quando vi, ele já estava aqui e as coisas quase todas dentro de casa”, relatou.

Após descer as escadas para verificar se a filha estava bem, Ortenila tentou ajudar as vítimas. Ela conseguiu conversar com o motorista do caminhão, que ainda estava consciente.

"Ele pediu para tirar alguma coisa que estava apertando a barriga, mas não tinha como mexer. Não dava pra tirar ele dali”, contou.

Em seguida, a moradora correu até a parte superior da via para verificar a situação do jovem atingido. “Quando cheguei lá, o menino já estava muito mal. Foi um susto muito grande”, disse.

Segundo ela, a filha estava no andar de baixo da casa no momento do impacto. As tábuas de madeira chegaram a invadir o interior da casa e por pouco não atingiram também o cachorro da família, Bob.

A segunda vítima, Guilherme da Silva, de 18 anos, morador da comunidade de Lomba Grande, no interior do município, havia saído da escola e aguardava o ônibus na calçada para seguir ao trabalho, em uma unidade da JBS, quando foi atingido pelas tábuas de madeira.

Guilherme iria se formar nesta sexta-feira (19) na Escola Benta Cardoso, fato que gerou comoção na comunidade.

Conforme o médico do Samu, Marcos Picolo, Guilherme sofreu traumatismo cranioencefálico grave e entrou em parada cardiorrespiratória.

"Era uma carga solta, composta por diversas tábuas de madeira, que acabaram atingindo o corpo da vítima, evoluindo para parada cardiorrespiratória”, explicou.

Apesar das tentativas de reanimação cardiopulmonar, não houve retorno da circulação espontânea e a morte foi confirmada no local.

Segundo o Samu, quando as equipes chegaram à ocorrência, as duas vítimas já estavam sendo atendidas por socorristas do município e apresentavam quadro extremamente grave.

"As duas vítimas estavam em parada cardiorrespiratória. O motorista do caminhão estava encarcerado, o que dificultou o acesso para o atendimento”, relatou Picolo.

Equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu atuaram no atendimento. As circunstâncias do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes.

Fonte: ND+