Em um movimento que visa não apenas capacitar, mas também "provocar" seus colaboradores a desenvolverem projetos inovadores para aprimorar o ambiente de trabalho e os processos internos, a Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) realizou nos dias 9 e 10 de dezembro o "Treinamento de Consultores do Programa Empreender".
Organizado pela própria entidade, o encontro reuniu consultores que atuam nos núcleos empresariais da Acefb. O foco central foi o fortalecimento da consultoria, garantindo o alinhamento e a aplicação eficaz da metodologia do Programa Empreender. A iniciativa capacitou os participantes na condução de reuniões, gestão de projetos e na elaboração de ações estratégicas.
✅ Capacitação com foco em resultados positivos
O treinamento funcionou como uma verdadeira imersão. Dentre os temas abordados, destacaram-se:
• Associativismo e a estrutura dos núcleos.
• Elaboração de pautas e atas, além de diferentes tipos de reuniões.
• Planejamento estratégico e a metodologia do Programa Empreender.
• Gestão de pendências e urgências.
A parte mais estimulante e diretamente ligada ao desafio de inovar foi a inclusão de dinâmicas práticas. Estas atividades foram voltadas para o desenvolvimento de habilidades essenciais como falar em público, improviso e, crucialmente, a criação e desenvolvimento de projetos que possam ser implementados para gerar melhorias concretas e otimizar o dia a dia dentro das empresas associadas.
"A ideia é que, ao capacitar nossos consultores, estamos também inserindo neles a cultura de buscar ativamente soluções e projetos que simplifiquem e melhorem a rotina das empresas”, disse Maísa Cecchin, coordenadora do programa Empreender da Acefb.
Ronaldo Zanoni, gerente de Operações da Acefb, explica que “foi trabalhado toda a estrutura metodológica desde como abrir um núcleo empresarial até a parte administrativa. Nossos colaboradores estão sendo desafiados a serem agentes de mudança e inovação”.
Vanessa Ribeiro da Rosa, gerente executiva da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Sudoeste do Paraná, destaca que a Cacispar reconhece o Empreender como uma ferramenta modelo do fortalecimento do associativismo e desenvolvimento empresarial. “Foi uma experiência fantástica, conseguimos ter a clareza e a compreensão do real papel do consultor frente aos núcleos, saber como se dá o processo de montagem de um núcleo dentro de uma ACE até a organização de eventos. O treinamento foi desenvolvido com muitas informações e exemplos práticos que trouxe ainda mais confiança para os consultores auxiliarem na condução dos trabalhos junto aos núcleos”.
Até esta terça-feira, 16 de dezembro, a Acefb já contava com 38 núcleos empresariais ativos, demonstrando a força e o alcance do Programa Empreender no desenvolvimento da economia local.
Fonte: Assessoria
Foto: Assessoria

0 Comentários