Hemocentro alerta para queda nos estoques de sangue com redução de doações no fim de ano

Foto: CATVE

Com a chegada do fim de ano, os estoques de sangue nos hemocentros de Cascavel e de todo o Paraná apresentam queda significativa. O período de férias, viagens e festas contribui para a redução no número de doadores, situação que se repete anualmente.

Em 2025, de janeiro até o início de dezembro, mais de 230 mil pessoas doaram sangue no Paraná. Já neste ano, até o dia 30 de novembro, foram registradas cerca de 197 mil doações, com uma média aproximada de 18 mil por mês.

No Hemocentro de Cascavel, a média mensal é de cerca de 1.400 doações. No entanto, nesta época do ano, o fluxo costuma diminuir. Segundo o gerente administrativo do Hemocentro, Robson Antônio Bassi, a queda pode chegar a 30% em algumas regiões do estado.

"As pessoas entram em recesso, férias, e a Rede Hemepar percebe uma diminuição no número de doadores em todo o Paraná, variando conforme a região", explica.

Os tipos sanguíneos mais necessários são O positivo e O negativo. Atualmente, os estoques desses tipos estão estabilizados em Cascavel, mas há déficit no tipo A negativo.

"Neste momento, estamos com estoques adequados de O negativo, porém há uma diminuição no tipo A negativo, que precisa ser reforçado para manter o abastecimento dos serviços hospitalares", ressalta Bassi.

Entre os doadores está Mayara Terluk, que doou sangue pela primeira vez. Influenciada por uma familiar, ela afirma que pretende continuar contribuindo. "Primeira de muitas. Agora vou para Toledo e vou continuar doando lá", conta.

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos completos, pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado, além de apresentar documento oficial com foto. Homens podem doar a cada dois meses, até quatro vezes ao ano, enquanto mulheres podem doar a cada três meses, com limite de três doações anuais.

Fonte: CATVE