O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) participou nesta semana do encerramento do projeto Arte no Paraná, no Instituto de Educação do Paraná Professor Erasmo Pilotto (IEPPEP). A parceria com IEPPEP é de longa data, e este projeto acontece desde 2019 e visa capacitar futuros professores no ensino das Artes. Contemplando mais de 500 alunos, o encerramento do projeto também contou com apresentação de projetos artísticos desenvolvidos ao longo do ano.
Em 2025 o CJAP atendeu 83 estudantes do 1º ano da Formação de Docentes com o projeto. Ao capacitar futuros professores que não ainda possuem licenciatura específica em Arte, a instituição oferece subsídios teórico-metodológicos para que elaborem planos de aula de qualidade, contemplando as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aplicáveis no Estado.
Durante o projeto, os alunos tiveram aulas no CJAP, tanto de formação teórica como de prática. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer artistas paranaenses como Hélio Leite, Guita Soifer, Marcelo Lê, Marisa Vidigal, Juan Parada e Adriano Catenzaro, que recebeu os alunos em seu estúdio para um momento de conversas e trocas significativas.
Os ensinos não terminam no CJAP, pois os alunos do IEPPEP aplicaram o conhecimento artístico em aulas para mais de 450 crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil Curitiba. Para Maria Clara, de 15 anos, as aulas no CJAP abriram horizontes. “Cada projeto, cada dia que a gente esteve lá, foi uma visão aberta, eu posso dizer. Passamos a conhecer mais sobre arte, conhecer novos artistas e colocar todos esses ensinamentos em prática”. Ela completa: “No CJAP eu enxergo arte em cada cantinho e isso realmente mudou minha vida”.
“Muitas vezes o jovem conhece a arte internacional ou mesmo a arte brasileira, mas não conhece os nossos artistas paranaenses. O projeto tem esse intuito: primeiro que o jovem, o futuro professor, conheça os nossos artistas e depois leve isso para o seu dia a dia de trabalho”, afirma a coordenadora do CJAP, Adriana Dalazen Cichocki.
“A importância grande que nós temos é esse envolvimento e a vivência. Então, o professor, seja de arte ou de qualquer outra disciplina, ele precisa conhecer e experimentar. Ele só vai conseguir transmitir o conhecimento através dessa vivência em arte proporcionada pelo projeto, para que ele possa levar isso para os pequenos”, explica.
PARCERIA HISTÓRICA – Em 1954, Eny Caldeira e Guido Viaro – idealizadores do CJAP – idealizaram o “Curso de Especialização em Desenho e Artes Aplicadas”, vinculado ao Instituto de Educação do Paraná Erasmo Pilotto, destinado ao aperfeiçoamento de professores do, na época, ensino normal.
O curso contava com estágio, no qual as alunas conheciam técnicas na prática e vivenciavam a experiência diária com as crianças. Os estágios eram realizados nas sedes do Centro Juvenil de Artes Plásticas, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná e na Biblioteca Pública do Paraná.
Esta parceria entre as instituições se mantém até hoje com aulas realizadas nas dependências do CJAP para as turmas dos primeiros anos do Curso de Formação de Docentes do IEPPEP.
Fonte: AEN
Foto: Anderson Tozato/SEEC

0 Comentários