A instalação de fraldários em praças e parques públicos de Francisco Beltrão está prevista em uma lei aprovada nesta semana na Câmara de Francisco Beltrão, de autoria da vereadora Maria de Fátima. A implantação deverá ocorrer gradualmente, conforme plano de execução a ser definido pelo Executivo, observando critérios de prioridade baseados no fluxo de frequentadores, devendo iniciar pela praça central.
“A nossa meta é assegurar melhores condições de uso dos espaços públicos para os pais, mães e responsáveis por crianças de colo, garantindo dignidade, conforto e acessibilidade. A instalação de fraldários em espaços públicos vai além de uma questão de conforto, é uma ação de inclusão social e respeito à primeira infância. Ao permitir que famílias tenham acesso a estruturas adequadas para a troca de fraldas, o município promove o direito ao lazer, ao convívio familiar e ocupação dos espaços urbanos com equidade”, comenta Maria de Fátima.
Pela lei, os fraldários devem ser colocados em espaços exclusivos de uso comum. Devem possuir estrutura para a acomodação segura do bebê, trocador com acolchoado e higienizável, ponto de água corrente e sabão, lixeira com tampa e acionamento sem contato manual e dispensador de papel toalha ou similar. “Estamos garantindo uma ação concreta de proteção à infância e fortalecimento das famílias através de uma medida simples e de baixo custo, mas de alto impacto social”, completa a vereadora proponente da lei.
Fonte: Assessoria
Foto: Assessoria

0 Comentários