O vereador Dile Tonello é o autor de uma lei aprovada por unanimidade na Câmara de Francisco Beltrão que trata da destinação ambientalmente adequada de resíduos de gesso provenientes da construção civil, reformas e demolições. O gesso é um material 100 % reciclável mas, se descartado incorretamente, prejudica o meio ambiente, gerando impactos significativos.
Pela legislação aprovada, a prefeitura poderá firmar parcerias público-privadas, convênios e termos de cooperação com empresas, cooperativas, entidades e associações especializadas para o recebimento, triagem, beneficiamento e reaproveitamento de resíduos de gesso. Também deverá realizar campanhas educativas sobre o descarte correto e fomentar programas de logística reversa voltados ao reaproveitamento desse material.
“Trata-se de uma medida de interesse social e de proteção ambiental, alinhada às normas já previstas no Código de Posturas do município. O gesso é um material reciclável mas, quando descartado incorretamente, causa danos ambientais. Por meio desta lei o município poderá criar ecopontos de coleta e firmar parcerias, viabilizando o recolhimento e o reaproveitamento, o que resolve o problema”, explica o vereador Dile.
Importância do descarte correto
Se descartado incorretamente, inclusive em lixões e aterros sanitários, quando entra em contato com a água ou matéria orgânica, o gesso gera reações químicas que contaminam o solo e o lenções freático, além de produzir gases poluentes e inflamáveis. A destinação ambientalmente correta desse material e a reciclagem são previstas em Lei Federal, que agora está sendo regulamentada em Francisco Beltrão por iniciativa do Poder Legislativo.
Fonte: AEN
Foto: Assessoria

0 Comentários