Saúde realiza 18º Encontro do PlanificaSUS com foco na saúde mental na atenção primária

Foto: SESA

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) deu início nesta terça-feira (9) ao 18º Encontro de Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná. O evento terá três dias de programação, reunirá 110 tutores regionais e discutirá a avaliação da implementação da Saúde Mental na APS e a ampliação desse projeto, além da troca de experiências entre gestores com profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein, parceiro técnico na execução da metodologia, para fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde (RAS).

O foco dessa edição está na Saúde Mental, uma área prioritária para o Governo do Estado. A Sesa tem investido na qualificação de profissionais não especialistas para o manejo de transtornos mentais, como os decorrentes do uso de álcool e outras drogas, diretamente na porta de entrada do SUS.

Essa abordagem, que utiliza ferramentas como o Manual de Intervenções mhGAP, descentraliza o cuidado e amplia o acesso ao tratamento. O manual foi desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde como ferramenta técnica que oferece protocolos clínicos e diretrizes no manejo de condições prioritárias de saúde mental por profissionais não especializados. No encontro desta semana, os gestores se reúnem para avaliar as estratégias e planejar as ações do próximo ano.

No primeiro dia, a oficina de avaliação foi dedicada exclusivamente às Regionais de Saúde que compõem a Macrorregião Norte (Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Ivaiporã e Apucarana), além da 4ª Regional de Saúde de Irati, composta pelos municípios de Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Irati, Mallet, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares.

Na quarta e quinta-feira (10 e 11), o encontro reunirá 110 profissionais de todas as regiões do Paraná. O papel dos tutores regionais é fundamental na metodologia PlanificaSUS Paraná, pois são eles os responsáveis por multiplicar o conhecimento e aplicar a metodologia da Planificação da Atenção à Saúde nas suas respectivas regiões e municípios.

O principal objetivo é a análise dos resultados do Ciclo de Planificação 3, realizado no ano de 2025. A partir desses dados, os tutores definirão estratégias para melhorias na atenção à saúde, concentrando os esforços no fortalecimento dos fluxos e do acolhimento na Linha de Cuidado em Saúde Mental.

“A qualificação dos nossos profissionais é importante para que possamos oferecer um atendimento cada vez mais humanizado e eficiente. O PlanificaSUS Paraná, via formação de tutores, garante que as melhores práticas cheguem a cada unidade de saúde, impactando positivamente a vida dos nossos cidadãos”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

PLANOS DE AÇÃO – Um dos objetivos centrais do 18º Encontro é a elaboração de um planejamento estratégico para 2026. As discussões e oficinas realizadas durante os três dias servirão de base para a definição de novas metas e a expansão das iniciativas de sucesso.

A diretora de Atenção e Vigilância da Sesa e coordenadora do Grupo Condutor Estadual do PlanificaSUS Paraná, Maria Goretti David Lopes, diz que as análises e as estratégias definidas durante o 18º Encontro de Formação de Tutores Regionais orientarão as ações da Sesa para 2026. “O objetivo é dar continuidade à expansão e qualificação dos serviços, promovendo a articulação contínua entre a Atenção Primária e os serviços especializados, reforçando a missão do PlanificaSUS de proporcionar um atendimento cada vez mais eficiente à população do Paraná”, disse a diretora.

A coordenadora de Projetos e Novos Serviços de Saúde Mental na APS no Hospital Albert Einstein, Ana Alice Freire, destacou que o Paraná assumiu um "compromisso hercúleo" ao levar a discussão da saúde mental para a Atenção Primária em todo o Estado, ressaltando que o encontro de tutores é um espaço estratégico para monitorar e avaliar as ações, garantindo a padronização de processos e a melhoria contínua.

"É muito interessante ver que hoje conseguimos dar acesso às pessoas que têm necessidade de cuidado em saúde mental. Ao mesmo tempo, vamos ajudar a fazer um reordenamento dessa demanda, porque quando a gente atende de uma forma eficaz e assertiva na atenção primária, podemos diminuir o número de internações e até o número de casos de suicídios", afirmou Ana Alice Freire.

RECONHECIMENTO – A pesquisa "Implementação da linha de cuidado de Saúde Mental na APS para a organização da Rede", conduzida por Ana Alice Freire, por meio do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEPAE), recebeu o terceiro lugar na categoria "Produtos e Inovação em Saúde" no 17º Prêmio de Incentivo em Ciência, Tecnologia e Inovação para o SUS do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na última terça-feira (2).

O trabalho apresenta a experiência do Paraná e de outros quatro estados que adotaram a metodologia e incorporaram a saúde mental na Atenção Primária à Saúde. A premiação reconhece o mérito de pesquisadores e profissionais cujos trabalhos contribuem de forma relevante com o desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

PLANIFICASUS PARANÁ – O Paraná é destaque nacional do programa ao implementar a metodologia em 100% dos municípios e já qualificou mais de 18 mil profissionais em formações continuadas em saúde. Essa é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Hospital Israelita Albert Einstein (SP), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS) do Ministério da Saúde.

A estratégia colabora para que as equipes planejem melhores ações e acompanhem de forma contínua as pessoas visando um atendimento mais organizado, humanizado e resolutivo. O PlanificaSUS Paraná segue se consolidando como uma das principais estratégias para fortalecer a Rede de Atenção à Saúde, promovendo articulação entre a APS e a Atenção Especializada.

Fonte: AEN