A partir da próxima segunda-feira (8), 30 produtores paranaenses passam a apresentar suas lojas virtuais em uma área especial dentro da plataforma de comércio eletrônico Shopee. Eles fazem parte da segunda turma capacitada pelo Programa de Incubação promovido pela Invest Paraná, a agência de atração de investimentos do Estado, em parceria com o marketplace.
Os produtos desses participantes passam a compor a vitrine especial “Do Paraná para o Brasil”, que reúne artigos de empresas paranaenses desde o início do projeto, em 2024. O espaço recebeu um novo layout, para destacar as marcas locais.
Segundo Rogério Chaves, diretor de Desenvolvimento Econômico do Invest Paraná, além de adicionar os novos produtores e suas criações, a atualização da página aprimora a experiência na plataforma.
“A campanha [Do Paraná para o Brasil] também foi renovada, ampliando a visibilidade dos participantes”, disse.
Luciana Hachmann, head de Relações Governamentais da Shopee, explica que o desenvolvimento de produtores locais fortalece o ecossistema de e-commerce brasileiro.
“Queremos desenvolver cada vez mais empreendedores locais para vender online e contribuir para o fortalecimento da economia e do ecossistema de e-commerce do país”, afirmou.
Produtores que não participaram da incubação também poderão acessar parte do conteúdo apresentado durante os dois anos de capacitação. O Guia de Comercialização Online, que contém orientações para produtores que deseja iniciar ou aprimorar vendas pela internet. O material vai integrar a biblioteca de publicações do programa de Vocações Regionais Sustentáveis (VRS), disponível no site oficial.
“É um material desenvolvido pela equipe da Diretoria de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná e essencial para quem vai iniciar no comércio online. Traz um checklist que ajuda o produtor a identificar o seu perfil, entender as necessidades e organizar as informações e ferramentas para impulsionar as vendas em qualquer marketplace”, informou Rogério.
A capacitação integra um Acordo de Cooperação Técnica entre a Invest Paraná, através do programa VRS, e a Shopee. A incubação oferece diagnóstico de maturidade do negócio, capacitações em marketing digital e operação da plataforma, atendimento personalizado e ações de promoção dos produtos e lojas dos participantes.
Podem participar do projeto microempreendedores individuais (MEIs), pessoas jurídicas com CNPJ ativo e produtores rurais cadastrados no CAD/PRO, desde que emitam nota fiscal e comercializem produtos nas categorias de alimentos, bebidas, artesanato, bem-estar ou cosméticos. Os critérios de seleção consideram, entre outros pontos, uso de insumos regionais, adoção de práticas sustentáveis, liderança feminina e vínculo com políticas públicas.
O edital com informações sobre a próxima edição do Programa de Incubação para Vendas Online será divulgado em 2026, ainda sem data definida.
Fonte: RICTV
Foto: Invest Paraná

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