Sistema de Atendimento ao Migrante passa a orientar novas políticas públicas no Paraná

Foto: SEJU

A Agência do Migrante, inaugurada na semana passada no Centro de Curitiba, conta agora com o SAM - Sistema de Atendimento ao Migrante. Com tecnologia desenvolvida pela Celepar, o software criado especificamente para esse fim, além de auxiliar no atendimento, gera dados que ajudarão o Estado a planejar políticas públicas para as pessoas que chegam ao Paraná vindas de outras regiões brasileiras ou de outros países. A agência é vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju) e à Superintendência-Geral de Governança Migratória.

“O novo sistema é fundamental para que possamos organizar, padronizar os atendimentos e, posteriormente, verificar quais são os serviços mais solicitados pelos migrantes e quais as nacionalidades”, explica Gil Souza, superintende de Governança Migratória, sobre o fluxo de chegada no Estado. “Com esses relatórios de gestão, vai ser possível planejar os próximos passos”.

O treinamento para uso do SAM começou na segunda-feira (1º) e, na terça (02), quando passou a ser adotado pela equipe, foi batido o recorde no atendimento – foram recebidas na Agência do Migrante 72 pessoas. Antes da mudança para o novo endereço, localizado na Avenida Marechal Deodoro, 806, Centro de Curitiba, o atendimento médio diário era de 30 pessoas, ou cerca de 650 por mês. 

“A localização no Centro da cidade realmente foi uma decisão acertada. Percebemos que nos primeiros dias já tivemos um crescimento de 30% a 40% no número de atendimentos a migrantes”, diz Souza. 

A Agência foi inaugurada no dia 26 de novembro e é a primeira estrutura pública do Brasil concebida no formato de balcão único de serviços voltado ao atendimento de migrantes, refugiados, apátridas e retornados. Ela é composta por quatro unidades: o CEIM (Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas), o Orgmigra, responsável pela produção de dados e pelo suporte à formulação de políticas públicas baseadas em evidências; o Migrahub, hub de inovação social que articula soluções colaborativas entre Estado, sociedade civil e academia; e a Ouvidoria do Migrante, canal de escuta, acolhimento e orientação. 

No sábado (29), em mutirão organizado pela Defensoria Pública do Estado e que envolveu a Prefeitura de Curitiba, foram recebidos na agência 150 migrantes que tiveram a oportunidade de buscar informações sobre documentação, fazer o cartão de transporte, ter encaminhamento para empregos e buscar atendimento de saúde.

A ação contou com participação da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Humano, da Fundação de Ação Social (FAS), da Urbs e da Secretaria Municipal da Saúde, além da Defensoria Pública da União (DPU), da Organização Internacional para as Migrações (OIM), da Cruz Vermelha, da Irmandade Sem Fronteiras, da Cáritas e da ONG Gerar.

Fonte: AEN