Beltrão sedia a 4ª edição do Workshop Regional de Saúde na Unioeste

Foto: Assessoria

É nesta quinta, 27 de novembro, que acontece a “4ª edição do Workshop Regional de Saúde - da captação ao transplante de órgãos e tecidos: quando a ciência encontra a solidariedade, a vida recomeça”. O evento vai ser na Unioeste de Francisco Beltrão, a partir das 8h30, com café da manhã. Na programação, palestra sobre o “Sistema Estadual de transplantes: estrutura e resultados” com a enfermeira Juliana Ribeiro, coordenadora do Sistema Estadual de Transplantes do Paraná. Na sequência tem palestra com o tema “O Redome e a importância da doação de medula óssea” com a palestrante Danielle Oliveira, coordenadora técnica do Redome do Rio de Janeiro.  

Às 13h, mesa redonda com Gabriela Barreto, enfermeira da organização de procura de órgãos de Cascavel. Ela vai falar sobre o tema “Vida que se renova através da doação de órgãos: a importância do processo de morte encefálica”, participação de Joziane Pastro, enfermeira responsável pelo Banco de Olhos de Cascavel, que vai falar sobre o cenário do banco de olhos no Paraná e Paulo Fortes, diretor do Instituto do Rim do Sudoeste do Paraná. Paulo vai falar sobre a fila de transplantes aqui na região, uma epidemia silenciosa. O evento é gratuito e aberto ao público. A organização é do Governo do Paraná, Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Condef), Associação Empresarial (Acefb), Prefeitura e parceiros.

Nadia Zanella, coordenadora da Câmara Técnica de Saúde e Bem-Estar e chefe da 8ª Regional de Saúde, reforça que o objetivo do workshop é sensibilizar equipes da saúde, assistência social e educação. “O intuito é de inserir o tema no dia a dia das pessoas, possibilitando mais conhecimento e mais conversa sobre este ato de solidariedade que transforma vidas”.

Conforme Nádia, o Paraná possui estrutura e logística organizada para captação e transplante de órgãos e tecidos, garantindo agilidade e viabilidade do processo. “Temos equipes multiprofissionais comprometidas e capacitadas que atuam de forma transparente, responsável e respeitosa para que o processo de doação se concretize. No entanto, ainda precisamos superar algumas barreiras e mitos. Para isso, é muito importante esclarecer como acontece o processo e também incentivar que as pessoas falem sobre isso com suas famílias, manifestando seu desejo em vida”.

Caio Gonzaga Brito, presidente do Condef, lembra que nas outras edições as temáticas foram saúde mental, cuidados com idosos e mortalidade infantil. “O tema desse ano precisa ser muito trabalhado pela mídia, conscientizando as pessoas sobre a importância da doação. E o Condef está sempre na organização com os parceiros”.

De acordo com Caio são esperados mais de 400 participantes de toda a região Sudoeste do Paraná. O patrocínio Diamante é da Cresol e patrocínio Ouro do Instituto do Rim do Sudoeste.

Fonte: Assessoria