Justiça autoriza e mais de 200 kg de drogas são destruídos no Paraná

Foto: CGN

A Polícia Civil de Jandaia do Sul realizou nesta quinta-feira (16) a incineração de cerca de 200 quilos de drogas apreendidas pelas forças de segurança do município. A queima ocorreu em uma caldeira industrial localizada no Parque Industrial de Jandaia do Sul, com acompanhamento de autoridades policiais e representantes do Ministério Público (MP).

De acordo com a Polícia Civil, as substâncias destruídas – a maior parte maconha – foram resultado de operações realizadas recentemente em Jandaia do Sul e na região.

O Paraná foi o estado que mais apreendeu maconha nos primeiros oito meses do ano, segundo o MJSP (Ministério da Justiça e Segurança Pública), quando comparados os números dos mesmos períodos de 2024 e 2025 entre todas as unidades federativas do País. As forças policiais que integram a Sesp (Secretaria da Segurança Pública do Paraná) retiraram das ruas 383.496 quilos da droga entre janeiro e agosto deste ano, que equivalem a um prejuízo de cerca de R$ 767 milhões ao crime organizado.

O número recorde de apreensões é resultado de ações estratégicas em todo o Estado, segundo o governo estadual, além de uma intensificação dos trabalhos nas regiões de fronteira com o Paraguai e a Argentina. Um dos exemplos é o uso dos helicópteros do Projeto Falcão, do BPMOA (Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas) que, desde 2023, já causaram mais de R$ 90 milhões em prejuízos ao tráfico de drogas.

Outros levantamentos da SESP demonstram que quando comparados os períodos de janeiro a agosto, as apreensões de maconha no Paraná seguem uma tendência de alta. Nos números dos primeiros oito meses de 2019 com o mesmo período de 2025, o crescimento foi de 310%, passando de 92.389 quilos para os atuais 383.496 quilos.

Fonte: CGN