Esquema de tráfico descoberto após ameaça a policial mobiliza grande operação

Polícia Civil

A investigação sobre uma ameaça de morte direcionada a um policial civil levou a corporação a descobrir um esquema de tráfico de drogas que possui mais de 30 envolvidos em Guarapuava, na região central do Paraná.

31 suspeitos foram alvos de uma operação realizada na cidade na manhã desta quinta-feira (25). A ação visava cumprir 24 mandados de prisão preventiva e 24 mandados de busca e apreensão.

Até a publicação desta reportagem, 16 pessoas tinham sido presas, segundo a corporação.

Os nomes dos detidos não foram revelados e o g1 tenta identificar as defesas deles. A Polícia Civil ressalta que não pode repassar a identidade de pessoas presas e/ou investigadas devido à lei de abuso de autoridade.

Em entrevista à RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, o delegado Alysson Henrique de Souza explicou que as investigações iniciaram em dezembro de 2023.

Ele disse que, na época, a corporação recebeu uma denúncia anônima de que criminosos estavam armando uma emboscada para matar um policial específico da cidade depois que ele saísse da uma festa de confraternização da PCPR.

O motivo era que o policial, que não teve o nome revelado, atuava no combate ao tráfico de drogas e havia prendido diversos integrantes do grupo, e causado prejuízo aos criminosos também por ter atuado em apreensões de drogas.

Ao apurar a situação, a polícia descobriu detalhes sobre o esquema de tráfico. A partir de então, o grupo passou a ser investigado pelos crimes de tráfico de drogas, comércio de armas, associação ao tráfico e corrupção de menores.

A ação contou com o apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e as buscas ainda contaram com a ajuda de cães farejadores e de um helicóptero da PCPR.

“Durante a ação, também foram lavrados dois termos circunstanciados por posse de entorpecentes, realizado um flagrante de tráfico de drogas e apreendida uma arma de fogo”, explica o delegado.

Agora, a polícia trabalha para localizar os alvos da operação que ainda não foram encontrados, e investiga se há, ou não, outros envolvidos no esquema.

Denúncias

Denúncias sobre quaisquer situações podem ser repassadas de forma anônima pelos telefones 197, da Polícia Civil, ou, 181, do Disque-Denúncia.

Se o crime estiver acontecendo naquele momento e/ou houver alguém em situação de perigo, a Polícia Militar deve ser acionada pelo telefone 190.

Fonte: G1