A primavera começa na próxima segunda-feira (22) e no Paraná a terceira estação do ano deve ser marcada por fortes ondas de calor e temporais. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro terão um “aumento gradual na quantidade de eventos meteorológicos”.
A primavera no Paraná terá dias mais longos em quentes, até pela proximidade do verão. Em 2026, devido a influência do fenômeno La Niña, haverão mudanças no fluxo das chuvas em todo o estado.
“Com a formação de um episódio de La Niña, a expectativa seria de redução das chuvas no Sul do Brasil, principalmente na transição entre a primavera e o verão. No entanto, as previsões de longo prazo indicam que o Atlântico Sul Subtropical permanecerá mais quente que o normal na primavera de 2025”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.
Furlan explica que devido a uma anomalia a Região Sul do Brasil terá maior disponibilidade de umidade, o que favorece a maior ocorrência de temporais.
“Essa anomalia positiva de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) aumenta a disponibilidade de umidade e, pela modulação da circulação da Alta Subtropical do Atlântico Sul, pode favorecer maior transporte de vapor d’água para a faixa leste do Paraná. Dessa forma, a influência seca da La Niña pode ser parcialmente compensada, mantendo as chuvas mais próximas da climatologia nessa região”, finaliza.
Fonte - Ric
Karoline
Foto: José Fernando Ogura/Arquivo AEN

0 Comentários