Passageiros enfrentam desespero após acidente com trem que descarrila em túnel

Reprodução

Imagens feitas por passageiros mostram o desespero e a tensão vividos dentro de um túnel depois que um trem da Linha 4-Amarela descarrilou na manhã desta quarta-feira (9), na Zona Oeste de São Paulo.

O acidente ocorreu às 9h59, logo após a composição deixar a Estação Vila Sônia, em direção à Luz. O último carro saiu dos trilhos e a estrutura do trem chegou a partir ao meio.

Nas gravações, é possível ouvir a angústia de quem não sabia como agir. Um segurança aparece perguntando se havia feridos e pede que todos permanecessem sentados. Em meio ao medo, um funcionário tenta tranquilizar: “não vem nenhum trem”.

Pouco depois, os passageiros foram orientados a desembarcar e caminhar pelos trilhos no escuro até retornarem à estação Vila Sônia. Algumas pessoas demonstraram medo de sair da composição.

Três passageiros tiveram crise nervosa e receberam atendimento médico ainda no local, mas ninguém precisou ser encaminhado ao hospital.

Por volta das 11h, a Estação Vila Sônia foi totalmente evacuada, e até os funcionários dos quiosques tiveram que deixar o local.

Com a ocorrência, a circulação ficou suspensa entre as estações Vila Sônia e Paulista. Para atender os usuários, foi acionado o Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese), que disponibilizou ônibus gratuitos no trecho afetado.

Entre as estações Luz e Paulista, a operação da Linha 4-Amarela segue normal.

A ViaQuatro não deu prazo para a retomada integral do serviço.

Às 11h30, a concessionário informou "que o serviço de ônibus da concessionária que atende o trecho entre o Terminal Vila Sônia e Taboão da Serra foi estendido até a Estação São Paulo - Morumbi. A operação entre São Paulo-Morumbi e Luz foi retomada com intervalos normais entre os trens".

Fonte: G1