O Pelotão ROTAM de Francisco Beltrão realizou, nesta semana, uma importante instrução para a habilitação de operadores de arma eletroeletrônica de incapacitação neuromuscular (TASER 10). A capacitação teve como objetivo garantir que os policiais utilizem essa ferramenta de forma segura, responsável e legal durante suas operações.
A formação incluiu uma série de pontos essenciais para o uso correto da arma, que, além de garantir a legítima defesa, visa reduzir riscos a terceiros e ao próprio operador. Entre os tópicos abordados estavam:
-
Uso responsável e proporcional da arma;
-
Redução de riscos a pessoas não envolvidas na operação;
-
Padronização dos procedimentos operacionais;
-
Funcionamento da arma, alcance, modos de disparo e efeitos no organismo;
-
Uso progressivo da força, cuidados com pessoas vulneráveis, distâncias seguras e áreas permitidas e proibidas de disparo;
-
Avaliação da pessoa atingida, registro da ocorrência e cuidados antes, durante e após o uso.
Além das explicações teóricas, os policiais participaram de práticas de manuseio, disparos controlados e simulações operacionais, garantindo que todos estejam aptos a operar a arma de forma eficaz e de acordo com as normas legais e de segurança.
Essa instrução visa aprimorar a qualificação dos profissionais, proporcionando maior segurança e controle durante o uso de armas eletroeletrônicas, essenciais para a segurança pública e para a proteção dos cidadãos.
Fonte - PM
Karoline
Foto - Reprodução

0 Comentários