O restaurante Brum Bistrô, localizado em Francisco Beltrão, e vinculado ao Núcleo Vila Gastronômica da Associação Empresarial (Acefb), está entre os 30 melhores restaurantes do Paraná em 2025. A confirmação veio na última terça-feira, 26 de agosto.
“Criado em 2024 do Prêmio Bom Gourmet, de Curitiba, em parceria com o Viaje Paraná, do Governo do Estado, o ranking dos 30 melhores revela toda a diversidade e qualidade da gastronomia paranaense”, disse a chef e empresária Cheyla Anater Pellegrini Kunsler, integrante do Núcleo Vila Gastronômica.
Para Cheyla, a certificação é um reconhecimento da qualidade das empresas do setor gastronômico paranaense. “É uma premiação feita por especialistas que conhecem o nosso trabalho. Chegar a esse reconhecimento requer muita dedicação diária, fazer tudo com muito carinho e cuidado para os nossos clientes. Através da Acefb a gente vem fazendo cursos em parceria com o Sebrae para nos especializarmos ainda mais. Só temos a agradecer a nossa cidade e nossos clientes”.
A organização do prêmio nomeou jurados de oito regiões do Paraná (Litoral, Campos Gerais, Norte Pioneiro, Centro, Sul, Oeste, Noroeste e Curitiba/Região Metropolitana. “Cada um dos jurados indicou seus cinco restaurantes favoritos no Estado, seguindo a ordem de preferência. Três estabelecimentos deveriam ser da região do jurado e os outros dois de outras regiões do Paraná. Com as indicações em mãos, o prêmio fez um cruzamento de dados e pontuações, chegando à lista final”, explica Cheyla.
“É uma premiação que só reforça que em nossa cidade contamos com uma gastronomia de excelente qualidade, além de colocar Beltrão no radar do turismo estadual e nacional. Temos que destacar o papel da Acefb nesse contexto de provocar a inovação com seus núcleos e eventos. Estamos nos tornando uma região de turismo gastronômico e de eventos”, opina a empresária Dayani Arenza, vice-diretora da Acefb para Assuntos de Turismo.
Apoio ao negócio local
Em tempos em que o consumo online e as grandes redes dominam o mercado, reconhecer e apoiar os empreendimentos locais — sejam lojas, bares, cafés ou restaurantes — é um gesto que vai muito além de escolha pessoal. “É importante valorizar o que temos em Beltrão, porque muitas pessoas que moram aqui não conhecem a maioria dos restaurantes e acabam indo pra fora da cidade em busca de novos pratos. Até mesmo a questão da localização dos estabelecimentos, nós tínhamos o restaurante na avenida União da Vitória, uma das mais movimentadas da cidade, e hoje temos o restaurante praticamente no meio do bairro Vila Nova. E nossos clientes vão até nós pela qualidade do nosso trabalho”, observa Cheyla.
A inspiração para o negócio
“Meus avós me inspiraram a começar nesta área. Desde pequena, convivi com eles no campo onde plantavam, colhiam e produziam refeições maravilhosas, reunindo toda a família. Eles são parte fundamental da minha vida, até o nome do restaurante é em homenagem ao meu avô materno Armando Brum Anater”, acrescenta Cheyla. Ela comenta que “ao fazer o curso de gastronomia em Curitiba eu realmente me apaixonei e me dediquei a aprender e seguir grandes chefs da gastronomia. Meu esposo [Rodrigo] me apoiou em todas as fases e o meu sonho se tornou também dele, transformando refeições em experiências afetivas e memoráveis”. O Brum Bistrô possui 13 anos de história em Beltrão.
Fonte: Darce Almeida/Acefb

July
Arquivo pessoal

0 Comentários