Confira os cinco golpes mais comuns nas festas de fim de ano

Foto - Reprodução

Febraban (Federação Brasileira de Bancos) alertou os consumidores sobre aumento de golpes no fim de ano. Com o pagamento do 13º e a proximidade do Natal, os consumidores costumam sair às compras no varejo de rua, shoppings e e-commerce. Para a instituição, o cuidado deve ser redobrado com senhas e cartões, além da desconfiança em promoções muito vantajosas. Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio), as vendas no final de 2024 devem movimentar cerca de R$ 70 bilhões neste ano, representando um crescimento de 1,3% em relação ao ano passado.

Outra pesquisa, realizada pela Nexus — Pesquisa e Inteligência de Dados, com o DataSenado, mostra que um em cada quatro brasileiros já caiu em algum golpe e perdeu dinheiro. São Paulo é o estado com o maior número de casos, enquanto o Ceará apresenta o menor. Para auxiliar os consumidores a terem um fim de ano tranquilo, a Febraban divulgou uma lista das práticas mais comuns nesta época do ano, além de dicas para se proteger.

Em compras na internet, a Febraban recomenda que o consumidor sempre prefira sites conhecidos, e digite o endereço da loja no navegador de internet. “Desconfie das promoções cujos preços sejam muito menores que o valor real do produto e pesquise a média de preços em vários sites conhecidos”, afirma José Gomes, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban.

Em compras no comércio de rua, Gomes também alerta que é preciso redobrar os cuidados com o cartão. “Passe você mesmo o cartão na maquininha, sempre confira o valor antes de digitar a senha e, ao terminar de realizar uma compra, verifique se o cartão devolvido é realmente o seu”, acrescenta.

Fonte - R7