Conecta Pets se mobiliza e promove campanha conscientização de vacinação contra a raiva no Calçadão

Darce Almeida/Acefb

Neste sábado (30), das 8h às 12h, o Calçadão de Francisco Beltrão vai receber médicos veterinários e proprietários de clínicas pets para uma importante campanha de conscientização sobre a vacinação contra a raiva. A organização é do Núcleo Conecta Pets da Associação Empresarial (Acefb). “Vamos ter a participação de duas empresas fornecedoras de vacinas que estarão presente no local. Nosso intuito é de conscientizar a população em estar realizando a vacinação contra a raiva em seus animais domésticos”, explica coordenadora do Conecta Pets, a médica veterinária Janaína Cândido, . 

Janaína reforça que animais vacinados contribuem para um ambiente mais seguro e saudável para todos. “Nesse dia não estaremos fazendo aplicação de vacinas e sim tirando dúvidas e conscientizando sobre a importância da vacinação”.

Empresas unidas pela causa

O envolvimento de 18 empresas pertencentes ao Núcleo Conecta Pets demonstra que o associativismo está cada vez mais sólido em Beltrão e região. A participação dessas empresas fortalece o alcance da mensagem da campanha, amplia a confiança da população e evidencia como iniciativas locais podem enfrentar desafios sanitários com eficiência e impacto social.

Importância da ação local

Com letalidade próxima a 100% em humanos, a raiva é altamente perigosa — mas evitável. O controle no ciclo urbano (cães e gatos) é possível por meio da vacinação contínua e de bloqueios epidemiológicos eficazes.

Dados recentes sobre a raiva no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, entre 2010 e 2024, foram registrados 47 casos de raiva humana no Brasil, dos quais:

9 por mordidas de cães;

24 por morcegos;

5 por primatas não humanos;

2 por raposas;

4 por felinos;

1 por bovino;

2 com agressor não identificado.

Fonte: Darce Almeida/Acefb