Movimento “Francisco Beltrão, a Cidade Cooperativa” se reúne para debater novas ações

FB Coop

Francisco Beltrão vem se destacando como uma referência nacional pelo forte vínculo com o cooperativismo de crédito. O movimento “Francisco Beltrão, a Cidade Cooperativa” nasceu de uma iniciativa conjunta entre a Associação Empresarial (Acefb) e cooperativas de crédito que atuam na cidade – Cresol, Evolua, Sicoob, Sicredi, Sisprime e Unicred. 

O movimento foi oficialmente lançado em novembro de 2024, durante um café promovido pela Acefb, com o intuito de fortalecer o associativismo e o cooperativismo local e regional, por meio de ações diversas. Na última semana a reunião do grupo foi realizada na agência da cooperativa Sicoob Vale Sul da Cidade Norte. Na pauta, parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) para recuperação de crédito, com participação do juiz Antonio Evangelista Netto.

O anfitrião presidente do Conselho de Administração da Sicoob Vale Sul, João Manfroi, explica que o Cejusc vem para colaborar com os cooperados e suas cooperativas na busca por soluções amigáveis antes ou durante os processos judiciais. “É uma forma mais rápida e efetiva para acordo entre as partes. Não podemos esquecer que Francisco Beltrão é uma cidade cooperativa”, destaca João Manfroi.

Dr. Antonio comenta que a pauta do Cejusc foi apresentada por entender a relevância do assunto para as cooperativas. Segundo ele, a ação judicial deve ser o último recurso. Também foi tratado do apoio financeiro a ações e projetos apresentados por diferentes setores da sociedade civil organizada. “Somos membros de um núcleo para fazermos ações conjuntas voltadas para o bem da sociedade beltronense e regional”, enfatiza Joca Manfroi. 

Dia C de Cooperar

Uma das próximas atividades do movimento “Francisco Beltrão, a Cidade Cooperativa” é a participação no Dia C de Cooperar, em parceria com o Núcleo das Cooperativas de Crédito (NCoop) da Acefb. No dia 30 de agosto, no Calçadão, as cooperativas realizarão a coleta de materiais escolares, que serão destinados para entidades que atendem ao público em situação de vulnerabilidade.

Na foto os membros do Núcleo, Joares Ribeiro, Roberto Schiavini ( Sicoob), Cleomir Kuhnen (Sisprime), Angelim Menon ( Sicoob), Mirandi Bonissoni (Acefb), Orley Lopes (Sicredi), Aramis de Araújo (Sisprime), Rafael Menegotto (Acefb), João "Joca" Manfroi (Sicoob), Alzimiro Thomé (Cresol), Jackson Joaquim (Cresol), Sidnei Batistella ( Sicoob), Eduardo Lipreri (Cresol), Edvander Rodrigo Zambon ( Sicoob) , Paula Monique Simão Loks (Sicoob), Janaína Pagnoncelli (Acefb), Aline Leonardo (Cresol), Sandra De Lazari (Unicred), Mariane Zilli Molin (Sicoob/Acefb), Daniela Brandielli Pes (Acefb) e Tatiane Cardoso (Evolua).

Fonte: Aline Leonardo e Darce Almeida