Em janeiro de 1997, muito antes do fenômeno moderno dos "caçadores de pedófilos" online, uma avó escocesa ganhou fama da noite para o dia ao expulsar com sucesso um criminoso sexual condenado do conjunto habitacional de Raploch, na cidade escocesa de Stirling.
Margaret "Big Mags" Haney e seu espírito justiceiro a transformaram em uma personalidade matriarcal na mídia.
Uma de suas participações mais famosas foi no popular programa de TV diurno Kilroy, onde foi convidada para discutir o "pânico de pedófilos" que estava assolando o Condado.
Haney discutiu com o apresentador do programa, brigou com outros convidados e ameaçou dois homens na plateia, claramente disfarçados, que haviam sido condenados por abusar de crianças.
Sua popularidade disparou e, em seu novo papel como ativista autoproclamada contra a pedofilia, ela começou a aparecer em protestos por todo o país.
Ela era vista como uma pessoa íntegra e honesta, aplaudida em muitos lugares por defender pessoas decentes e por tomar medidas para, como ela diria, resolver um problema que ninguém mais estava enfrentando.
Às vezes com um microfone, às vezes com um cartaz, se Mags fizesse parte da multidão, a imprensa se interessava — e as aparições na mídia continuavam acontecendo.
"Acho que havia algo dentro dela, porque ela realmente acreditava que estava errado", diz Cassie Donald, neta de Haney, que falou pela primeira vez em um podcast da BBC.
"A comunidade já estava sofrendo o suficiente sem os pedófilos. Ela não foi a única pessoa que se manifestou. Simplesmente gritou mais alto."
Mas Haney guardava um segredo, e não demorou muito para que viesse à tona.
Seis meses após sua ascensão meteórica à fama, o foco da imprensa mudou para a ficha criminal da família Haney.
Big Mags era chefe de uma "onda de crimes de uma família" responsável por roubos e violência em Stirling.
Eles foram chamados de "Família do Inferno da Escócia" pelos tabloides.
"Alguns deles poderiam ter dezenas de crimes em seu nome", lembra o jornalista Mark McGivern, do Daily Record.
"A quantidade de crimes cometidos em Stirling por essa família era lendária, então não era nada bom tê-los por perto", diz ele.
Com os crimes da família expostos, e a paciência da comunidade local esgotada, Big Mags e os Haney foram forçados a deixar o conjunto habitacional por um grupo de 400 pessoas — maior do que a que se reuniu para expulsar o pedófilo Alan Christie seis meses antes.
A multidão se reuniu perto do apartamento de Mags, gritando "façam uma fogueira e coloquem os Haney no topo".
À medida que os gritos ficavam mais altos, viaturas da polícia chegaram ao Huntly Crescent para evitar um motim.
Haney saiu de camiseta rosa e chinelo, e mostrou o dedo médio para a multidão enquanto era levada para longe para sua própria segurança.
Fonte: G1

July
Jim Stewart/BBC

0 Comentários