A indústria Sudati anunciou uma demissão coletiva de 100 funcionários das fábricas de Ventania e Telêmaco Borba, nos Campos Gerais do Paraná, devido à insegurança gerada pela taxa de 50% que será aplicada a produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos a partir de 1º de agosto, cujo anúncio foi feito pelo presidente Donald Trump em 9 de julho.
As duas unidades afetadas produzem compensados, e segundo a assessoria de imprensa da empresa os EUA são um dos principais mercados de atuação da empresa.
As demissões serão realizadas ao longo de 60 dias e, de acordo com a Sudati, os colaboradores afetados estão sendo comunicados individualmente.
A Suadti produz compensados em Ventania, Telêmaco Borba e também em Palmas, no sul do Paraná, e em Ibaiti, no norte pioneiro. A empresa também possui uma fábrica de MDF em Santa Catarina, em Otacílio Costa. A princípio, os trabalhadores das outras cidades não devem ser afetados.
"O atual cenário econômico tem exigido das indústrias maior eficiência e resiliência a uma demanda mais retraída até a definição de início de vigência ou negociação de tais tarifas. Após cuidadosa análise, a medida se mostrou necessária para garantir o equilíbrio financeiro e a sustentabilidade da operação, sem comprometer os compromissos com clientes, fornecedores e parceiros", afirma a indústria.
O Paraná é um dos principais exportadores de produtos de madeira para os Estados Unidos. Recentemente, outras duas indústrias paranaenses do segmento anunciaram medidas que afetam trabalhadores devido ao chamado "tarifaço" de Trump. Veja:
De acordo com dados enviados pela assessoria de imprensa, a Sudati totaliza uma produção anual de aproximadamente 600 mil m³ e emprega cerca de 2,8 mil funcionários.
A empresa afirma que os trabalhadores que estão sendo demitidos estão em um "plano de adequação para enfrentamento às incertezas relacionadas à imposição de significativo aumento de tarifas pelos EUA, um dos principais mercados de atuação da empresa".
"A decisão, ainda que difícil, está sendo conduzida com responsabilidade e respeito. Todos os colaboradores afetados estão sendo comunicados individualmente e receberão o apoio necessário, conforme determina a legislação trabalhista e os princípios de ética que regem a atuação da Sudati. Reiteramos nosso compromisso com a região, com a geração de empregos e renda e com o desenvolvimento sustentável. A Sudati segue focada em manter a excelência de seus produtos e o atendimento de qualidade ao mercado nacional e internacional", diz.
Fonte: G1

July
Sudati/Divulgação

0 Comentários