Maior produtor regional, Beltrão sedia a Via Tecnológica do Leite

Assessoria Prefeitura

Nesta quinta-feira (24) em Francisco Beltrão teve início a 10ª edição da Via Tecnológica do leite. O evento é maior do estado realizado em um espaço fechado e destaca a importância da produção regional, além de fomentar a qualificação, sucessão familiar e aplicação de novas tecnologias na atividade. 

"Nossa produção de leite tem crescido cerca de 8 a 10% ao ano graças ao empenho dos produtores, que estão se profissionalizando e buscando inovações para suas propriedades", destacou o prefeito Antonio Pedron durante a abertura. 

Beltrão alcançou no ano passado 99 milhões de litros de leite. É a maior produção regional. O Sudoeste, de onde saem cerca de 1,1 bilhão de litros por ano, é a região que mais produz leite no Paraná, estado que tem o segundo maior volume no País. 

Na abertura, lideranças destacaram o potencial da região, que já se firma como uma referência pela quantidade e pode agregar ainda mais valor ao leite com o fortalecimento da industrialização. “O Sudoeste está no radar de grandes indústrias, que empregam alta tecnologia, transformam o leite em itens de maior valor e, consequentemente geram empregos, renda, divisas”, pontuou o secretário  de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara. 

Representantes de diversas instituições participaram da abertura. Os deputados estaduais Luis Corti e Wilmar Reichmabach, que também é o coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Cadeia Produtiva do Leite na Assembleia; o presidente interino da Amsop, Carlinhos Turato; o vice presidente da AMP, Ricardo Ortiña; o presidente da Acefb, Rafael Menegoto; presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins; a vice-prefeita Lurdinha Bertani; o presidente da Câmara, Cidão Barbiero; e prefeitos da região acompanharam a cerimônia. 

Programação 

No primeiro dia a Via Tecnológica do Leite trouxe eventos técnicos e voltados para toda a população. A palestrante Sirlei Beneti abriu a programação abordando a força da mulher no agronegócio; depois foi a vez da produtora rural Larissa Zambiasi falar de sucessão e força feminina nos negócios rurais. À tarde teve torneio de silagem e à noite haverá show de humor com Paulinho Mixaria. 

O evento 

A Via Tecnológica do Leite acontece prossegue até sábado, com gratuita, no Centro de Eventos do Parque de Exposições Jayme Cannet Junior. É uma realização da Acefb, com apoio institucional da Prefeitura de Beltrão, IDR-Paraná e Seab. O patrocínio é da Cresol, Rumo Nutrição Animal, Cooperativa Alfa, Coasul e Agrária. O evento acontece no centro de eventos do parque de exposições e tem entrada gratuita em toda a programação e eventos técnicos.

Fonte: Assessoria Prefeitura