Duas cidades, no norte do Paraná, são destaque quando o assunto é qualidade de vida no Brasil. Elas aparecem em rankings nacionais como algumas das melhores para se viver, superando até mesmo grandes capitais do país. Os dados mais recentes apontam que o bom desempenho está ligado ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Em evidência fatores como saúde, educação e padrão de vida.
De acordo com a Revista AnaMaria, Londrina e Maringá figuram entre as cinco cidades do interior brasileiro que se destacam pela infraestrutura urbana. Mas também por gestão pública eficiente e indicadores sociais positivos, tornando-se verdadeiros modelos de desenvolvimento no país.
O que é o IDH e como ele mede a qualidade de vida
O IDH é uma medida criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para avaliar o progresso de uma população em três dimensões essenciais. São elas expectativa de vida, nível de escolaridade e renda per capita. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano. No Brasil, o índice é utilizado para comparar o desempenho de estados e municípios, sendo uma das principais ferramentas para medir qualidade de vida.
Nesse cenário, Maringá e Londrina têm alcançado posições de destaque por apresentarem bons resultados em todas essas áreas. Assim, isso explica a percepção positiva da população e o interesse crescente de quem busca qualidade de vida e um lugar melhor para morar.
Maringá: referência nacional em bem-estar urbano
Com um IDH de 0,808, Maringá é uma das cidades mais bem avaliadas do Paraná e está entre as 25 melhores do Brasil. No ranking da Macroplan, que analisa as 100 maiores cidades brasileiras com base em 15 indicadores sociais e de infraestrutura, Maringá aparece na liderança. Os destaques vão para os serviços de saneamento, baixa taxa de mortalidade infantil, cobertura da pré-escola e qualidade no atendimento de saúde.
Outro fator que impulsiona a qualidade de vida em Maringá é a gestão pública. A cidade foi apontada como referência no país em áreas como mobilidade urbana, segurança e sustentabilidade. Dados mais recentes mostram que o município tem uma das menores taxas de analfabetismo do Brasil, com apenas 2%. Além disso, tem uma das maiores rendas per capita entre as cidades do interior.
Londrina: equilíbrio entre desenvolvimento e qualidade de vida
Londrina também apresenta bons indicadores de qualidade de vida e vem consolidando sua posição como uma das melhores cidades para viver no Paraná. O município tem IDH estimado em 0,824 e figura em 10º lugar no estado, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Fonte: Ric.com.br

July
Divulgação

0 Comentários