A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal (RF) deflagraram uma operação contra um grupo suspeito de desviar recursos públicos do Sistema Único de Saúde (SUS), na manhã desta terça-feira (17), em cidades do Paraná e São Paulo.
A ação ocorreu em Curitiba e municípios da região metropolitana, além de São Paulo, Santa Isabel e Ribeirão Preto.
Segundo a polícia, a operação busca identificar agentes políticos envolvidos, localizar bens ocultos e investigar mais a fundo uma organização social contratada para cuidar de dinheiro público da saúde.
Segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE), só em Curitiba, o desvio de recursos ultrapassou R$ 20 milhões até 2019.
A polícia cumpre 16 mandados de busca e apreensão, com a participação de 63 policiais, além de outras medidas cautelares, como bloqueios de valores, sequestro de bens e a proibição de contratação com o poder público para empresários e empresas envolvidas.
A ação também contou com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).
De acordo com a PF, o esquema envolvia empresas falsas e "laranjas" (pessoas usadas para esconder os verdadeiros responsáveis) para justificar contratos superfaturados, dividindo ilegalmente o dinheiro entre empresários, diretores da organização social e agentes políticos.
A polícia informou que, o esquema incluía contratos falsos e contratação de empresas do mesmo grupo empresarial para realizar serviços médicos. Também foi descoberto que havia mais de um contrato para o mesmo serviço, com valores superfaturados, para desviar dinheiro público.
A ação investiga crimes de associação criminosa, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, peculato e fraude à licitação.
Fonte: G1
0 Comentários