- Darce Almeida/Acefb – Quinta-feira, 3 de julho, a Odger Cervejaria de Francisco Beltrão foi o local escolhido para gerar novas conexões e insights sobre como fomentar uma cultura inovadora em diferentes contextos no evento “Meetup: Inovação que Transforma”. A organização foi do Núcleo Sudovalley da Associação Empresarial (Acefb).
- O bate-papo contou com a participação de nomes reconhecidos do ecossistema regional: Cledson Lodi, secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI), Arion Cavalheiro Júnior, empresário e 1º vice-presidente da Acefb, Jocelei Fiorentin, consultora do Sebrae/PR, Paulo Jr. Varela, diretor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Beltrão e Mariane Zilli Molin, CEO da Conlli Condomínios e vice-presidente da Acefb para Assuntos de Núcleos.
- A mediação do evento ficou por conta de Joares Ribeiro, diretor Superintendente da Acefb, que conduziu a conversa com reflexões essenciais sobre o papel da inovação em ambientes públicos, privados e universitários.
- Durante o evento, foi lançado o 1º lote de ingressos do 3º Startup Weekend Francisco Beltrão, realização do Sudovalley e programado para os dias 22, 23 e 24 de agosto, na Acefb. “Iniciativas como essa mostram que inovação também é sobre conectar pessoas, compartilhar aprendizados e preparar o caminho para novos desafios”, disse Stéphanie Karin, coordenadora do Ciklo hub de inovação.
- “Com esse tipo de evento conseguimos levar para a comunidade um pouco do que estamos fazendo, incentivar os jovens a entrarem para o mundo da inovação e empreendedorismo, disseminando a cultura da inovação. A participação de diferentes entidades nessa roda de conversa faz com que suas vivências sejam compartilhadas na rotina das empresas, por exemplo”, analisa Cledson Lodi.
- Outras avaliações
- Paulo Varela acredita que é preciso organizar um conjunto de ações para que cada vez mais a motivação esteja presente na direção da inovação. “Se não tiver pessoas que gostem de inovar e não tiver ambientes propícios para o desenvolvimento dessa cultura, de nada adianta. É gratificante ver que muitos dos nossos egressos da UTFR estão desenvolvendo o papel de liderança na comunidade. Se Beltrão procura ser uma cidade inovadora, parte de nós estimularmos que ela siga inovando”, acrescenta Varela.
- Para Jocelei Fiorentin foi um momento positivo de troca de experiências e uma oportunidade de conhecer ações que acontecem no ecossistema de inovação regional – e que muitas pessoas desconhecem. “Creio que possa ser feito mais recorrente eventos assim, pois o clima de descontração que teve ali favorece a captação das mensagens. Em ambientes mais evoluídos pelo mundo existe uma grande quantidade de pequenos eventos que fazem com que a cultura de inovação se propague”, destaca.
- “Foi um bate papo onde trocamos experiências e mostramos que é possível inovar independente da área que for. Falamos sobre inovação em serviços, no setor público, setor privado, educação. É possível inovar quando a criatividade é colocada junto com o desenvolvimento do trabalho. Tenho certeza que mais eventos como esse serão realizados porque as pessoas saem dali com vontade de empreender”, observa Arion.
- FOTO 1: Uma nova edição está sendo planejada pelos organizadores.
- FOTO 2: Jocelei Fiorentin, consultora do Sebrae/PR.
- FOTO 3: Cledson Lodi.
- FOTO 4: Paulo Varela.
- FOTO 5: Joares Ribeiro.
- Crédito: Nai Deves/Acefb.
July
Crédito: Nai Deves/Acefb.

0 Comentários