Aumento dos preços em junho em função do aumento da conta de energia elétrica

Guilherme Pupo

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial do país, aponta que os preços subiram 0,26% em junho. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Nos últimos 12 meses, a alta acumulada do IPCA-15 é de 5,27%, abaixo dos 5,40% registrados até maio. De janeiro até agora, os preços subiram, em média, 3,06%. Em maio, o indicador avançou 0,36%.

Segundo o IBGE, o que mais pesou sobre a prévia da inflação do mês foram os grupos de Habitação, com uma alta de 1,08% e 0,16 ponto percentual de peso, além de Saúde e cuidados pessoais (0,29% apenas, mas 0,04 p.p. do indicado).

Por outro lado, o grupo Alimentação e bebidas teve sua primeira queda, de 0,02%, após nove meses consecutivos de alta.

O resultado de Habitação pode ser explicado pela bandeira patamar 1, com a cobrança adicional de R$4,46 a cada 100kwh consumidos, que aumentou os preços da energia elétrica no país por causa da redução das chuvas.

Já em Saúde e cuidados pessoais, o resultado foi influenciado pelo reajuste nos planos de saúde (0,57%).

Em Alimentação e bebidas, houve queda na alimentação no domicílio, que recuou 0,24% em junho. Tomate (-7,24%), ovo de galinha (-6,95%), arroz (-3,44%) e frutas (-2,47%) foram os recuos mais importantes.

Fonte: G1