Léo Maronezi recebe título de Cidadão Honorário de Francisco Beltrão
Empresário do ramo da gastronomia há 40 anos, Léo Maronezi foi homenageado com o título de cidadão honorário de Francisco Beltrão, proposto pelo vereador Jean Emiliano.
A sessão solene aconteceu nesta sexta-feira (18) e lotou o plenário da Câmara com amigos, familiares e convidados. A mesa de honra, além do do homenageado, contou ainda com a presença do presidente da Casa, Tupy Prolo, acompanhado dos vereadores Júnior Nesi, Dile Tonello e Jean Emiliano, além do prefeito Cleber Fontana. Estiveram ainda os vereadores Policial Oberdan, Quintino Girardi, Pedro Tufao Filho e Cidão.
Os pronunciamentos foram marcados por muita alegria e boas lembranças sobre o homenageado. O vereador proponente, Jean Emiliano, apontou a contribuição que Léo Maronezi trouxe para Beltrão ao longo das últimas décadas, participando ativamente de momentos como a construção da Torre da Concatedral. “Tanta história não poderia deixar de ser lembrada, e poder homenagear ainda em vida quem ajudou a construir a nossa história, é motivo de muita alegria a e satisfação”, disse.
O prefeito Cleber Fontana lembrou que o empreendimento da família leva o nome de Beltrão para todo o Paraná. “Quem nunca ouviu falar da Churrascaria Marabá, esse sinônimo de qualidade e, principalmente, bom atendimento. E o seu Léo até hoje atende bem os clientes e é esse homem tão bem visto pela sociedade, por isso em nome da população de Francisco Beltrão, ficamos tão orgulhosos de poder proporcionar essa homenagem”.
Representando o Poder Legislativo, o presidente Tupy Prolo falou da aprovação unânime da matéria. “Para que esse título pudesse ser entregue, pelo menos, a maioria dos vereadores teria que aprovar, e para nossa felicidade, foi aprovado por unanimidade, demonstrando o prestígio do nosso homenageado”.
Já o grande nome da noite, Léo Maronezi, em poucas, porém sinceras palavras, agradeceu pelo reconhecimento e pela homenagem. Além de ele ter recebido o título, a esposa Ozilia também recebeu flores para simbolizar a participação da família na trajetória do novo Cidadão Honorário de Francisco Beltrão.
O HOMENAGEADO
Léo Maronezi é filho de José e Clara Raquele Testa Maronezi e nasceu em 26 de junho de 1941, no Rio Grande do Sul, na comunidade do Passo da Lage, que na época pertencia à cidade de Soledade.
Léo é casado desde 1966 com Ozilia Lodi Maronezi, com quem teve quatro filhos: Dergite, Loiri, Elto e Juliane. Além deles, também acolheu o sobrinho Edmar, que vive com a família desde os 11 anos. Seus filhos lhe deram oito netos: Camila, Tadeu Júnior, Valentina, Laura, Pedro, Léo Maronezi Neto, João Artur e Bernardo, além de dois bisnetos: Ana Oliva e Leonardo.
Em 1969 foi fundada a churrascaria Marabá por Ilario Bassani e o primo Albino Maronezi, por isso o nome Marabá, a junção de Maronezi e Bassani. No ano de 1970, Léo juntamente com os irmãos Ângelo, Hércules, o cunhado Horalino Zolet e a cunhada Ana Boff compraram a churrascaria. Mesmo assim, ele continuou a trabalhar e morar no Rio Grande do Sul, embora seus filhos Loiri e Elto vieram morar em Francisco Beltrão muito cedo para poderem estudar e ajudar na empresa.
Em 1985, Léo mudou-se também para Francisco Beltrão, juntamente da esposa e da filha mais nova, onde, ainda em sociedade com os irmãos, começou a trabalhar na Churrascaria Marabá, que por muitos anos foi parte da sociedade familiar. A partir de 1988, com a separação da sociedade assumiu o comando da qq a churrascaria, juntamente de seus filhos.
Léo Maronezi sempre ajudou, colaborou e foi envolvido com ações da comunidade e da igreja católica, a qual sempre frequentou. Ele fez parte da equipe que idealizou a construção da torre da nossa cidade ainda ao final da década de 90, trabalhando arduamente na arrecadação de fundos para concretização do projeto. Para ele, a conclusão da Torre, que é hoje um dos cartões postais de Francisco Beltrão, lhe é motivo de grande orgulho, simbolizando o esforço coletivo e a fé que sempre o guiou.
Fonte e foto: Assessoria