Léo Maronezi recebe título de Cidadão Honorário de Francisco Beltrão

 Léo Maronezi recebe título de Cidadão Honorário de Francisco Beltrão

Empresário do ramo da gastronomia há 40 anos, Léo Maronezi foi homenageado com o título de cidadão honorário de Francisco Beltrão, proposto pelo vereador Jean Emiliano.

A sessão solene aconteceu nesta sexta-feira (18) e lotou o plenário da Câmara com amigos, familiares e convidados. A mesa de honra, além do do homenageado, contou ainda com a presença do presidente da Casa, Tupy Prolo, acompanhado dos vereadores Júnior Nesi, Dile Tonello e Jean Emiliano, além do prefeito Cleber Fontana. Estiveram ainda os vereadores Policial Oberdan, Quintino Girardi, Pedro Tufao Filho e Cidão.

Os pronunciamentos foram marcados por muita alegria e boas lembranças sobre o homenageado. O vereador proponente, Jean Emiliano, apontou a contribuição que Léo Maronezi trouxe para Beltrão ao longo das últimas décadas, participando ativamente de momentos como a construção da Torre da Concatedral. “Tanta história não poderia deixar de ser lembrada, e poder homenagear ainda em vida quem ajudou a construir a nossa história, é motivo de muita alegria a e satisfação”, disse.

O prefeito Cleber Fontana lembrou que o empreendimento da família leva o nome de Beltrão para todo o Paraná. “Quem nunca ouviu falar da Churrascaria Marabá, esse sinônimo de qualidade e, principalmente, bom atendimento. E o seu Léo até hoje atende bem os clientes e é esse homem tão bem visto pela sociedade, por isso em nome da população de Francisco Beltrão, ficamos tão orgulhosos de poder proporcionar essa homenagem”.

Representando o Poder Legislativo, o presidente Tupy Prolo falou da aprovação unânime da matéria. “Para que esse título pudesse ser entregue, pelo menos, a maioria dos vereadores teria que aprovar, e para nossa felicidade, foi aprovado por unanimidade, demonstrando o prestígio do nosso homenageado”.

Já o grande nome da noite, Léo Maronezi, em poucas, porém sinceras palavras, agradeceu pelo reconhecimento e pela homenagem. Além de ele ter recebido o título, a esposa Ozilia também recebeu flores para simbolizar a participação da família na trajetória do novo Cidadão Honorário de Francisco Beltrão.

O HOMENAGEADO

Léo Maronezi é filho de José e Clara Raquele Testa Maronezi e nasceu em 26 de junho de 1941, no Rio Grande do Sul, na comunidade do Passo da Lage, que na época pertencia à cidade de Soledade.

Léo é casado desde 1966 com Ozilia Lodi Maronezi, com quem teve quatro filhos: Dergite, Loiri, Elto e Juliane. Além deles, também acolheu o sobrinho Edmar, que vive com a família desde os 11 anos. Seus filhos lhe deram oito netos: Camila, Tadeu Júnior, Valentina, Laura, Pedro, Léo Maronezi Neto, João Artur e Bernardo, além de dois bisnetos: Ana Oliva e Leonardo.

Em 1969 foi fundada a churrascaria Marabá por Ilario Bassani e o primo Albino Maronezi, por isso o nome Marabá, a junção de Maronezi e Bassani. No ano de 1970, Léo juntamente com os irmãos Ângelo, Hércules, o cunhado Horalino Zolet e a cunhada Ana Boff compraram a churrascaria. Mesmo assim, ele continuou a trabalhar e morar no Rio Grande do Sul, embora seus filhos Loiri e Elto vieram morar em Francisco Beltrão muito cedo para poderem estudar e ajudar na empresa.

Em 1985, Léo mudou-se também para Francisco Beltrão, juntamente da esposa e da filha mais nova, onde, ainda em sociedade com os irmãos, começou a trabalhar na Churrascaria Marabá, que por muitos anos foi parte da sociedade familiar. A partir de 1988, com a separação da sociedade assumiu o comando da qq a churrascaria, juntamente de seus filhos.

Léo Maronezi sempre ajudou, colaborou e foi envolvido com ações da comunidade e da igreja católica, a qual sempre frequentou. Ele fez parte da equipe que idealizou a construção da torre da nossa cidade ainda ao final da década de 90, trabalhando arduamente na arrecadação de fundos para concretização do projeto. Para ele, a conclusão da Torre, que é hoje um dos cartões postais de Francisco Beltrão, lhe é motivo de grande orgulho, simbolizando o esforço coletivo e a fé que sempre o guiou.

Fonte e foto: Assessoria

Beltrão Agora

Notícia relacionada