Instituto Ruas, de Curitiba, impulsiona prefeituras na busca por sustentabilidade e qualidade de vida

 Instituto Ruas, de Curitiba, impulsiona prefeituras na busca por sustentabilidade e qualidade de vida

Foto: Engenheiro Civil Alex Maschio/ Arquivo pessoal

O Instituto Ruas, sediado em Curitiba, tem se destacado em 2023 como um parceiro das prefeituras de todo o Brasil na criação, desenvolvimento e suporte em projetos de sustentabilidade e mobilidade urbana.

Nessa direção, o Ruas vem alinhado com os princípios do programa “Asfalto Novo, Vida Nova”, do Governo do Paraná, o qual tem como objetivo “fomentar a qualidade dos projetos de desenho urbano incorporando o conceito de ‘Ruas Completas’, com especial atenção à acessibilidade e sustentabilidade, bem como métricas de acompanhamento por indicadores de infraestrutura urbana”.

De acordo com a Agência Estado, a primeira fase do programa, lançada em abril deste ano, tem como objetivo pavimentar as ruas de terra nas áreas urbanas de 160 municípios de até 7 mil habitantes. Até o outubro, foram investidos R$ 627 milhões nas obras e todos os 111 municípios que apresentaram projetos ao Paranacidade, da Secretaria de Cidades, foram contemplados. Na segunda fase do programa será a vez dos municípios com até 12 mil habitantes.

Para Alex Maschio, diretor do Ruas, o diferencial do Instituto está exatamente na abordagem baseada nos três pilares da sustentabilidade: pessoas, meio ambiente e desenvolvimento econômico local. “Ao trabalhar em projetos de infraestrutura viária, o instituto coloca as necessidades e o bem-estar das comunidades em primeiro plano, assegurando que as soluções implementadas beneficiem diretamente os cidadãos”, observa Alex.

Inúmeras vantagens da pavimentação em concreto
Alex acrescenta que, nesse contexto de sustentabilidade, o pavimento de concreto se encaixa de maneira muito eficiente, pois além de proporcionar uma solução mais durável e de baixíssima manutenção, proporciona melhorias na segurança viária, no conforto térmico, na iluminação e segurança pública, além de proporcionar espaços arquitetonicamente mais interessantes aos usuários. “Estamos preparados para ajudar os municípios na elaboração destes projetos”.

Vale ressaltar que o Instituto Ruas desempenha um papel importante na promoção do desenvolvimento econômico local de cidades assistidas com seus projetos.

Fonte: Assessoria/Loop

Beltrão Agora

Notícia relacionada