Inmet emite alerta para perigo de tempestades no Paraná
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um aviso de alerta de perigo para tempestades nesta quinta-feira (12) para grande parte do Paraná. Cidades do Leste, Litoral, Campos Gerais, Noroeste e Norte podem ter volume de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, com ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo. Há ainda risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
- Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
O alerta de perigo teve início às 10h30 desta quinta-feira (12) e vai até às 10h desta sexta-feira (13). O volume de chuvas também acende um alerta para possíveis novos bloqueios nas rodovias paranaenses, que sofreram com deslizamentos nos últimos meses, como a Estrada da Graciosa, que dá acesso a Morretes, a BR-277, que liga Curitiba ao Litoral, e a BR-376, principal via de acesso entre Paraná e Santa Catarina. Até o momento, as três rodovias seguem com interdições parciais, mas o trânsito está fluindo.
Nesta quinta-feira, a Defesa Civil do Paraná também emitiu um alerta de chuvas intensas, vendaval e raios para Curitiba e cidades ao Sul e Sudeste, como Rebouças, Rio do Sul, Mallet e São João do Triunfo. O alerta tem duração até às 20h30 desta quinta-feira (clique aqui e saiba como proceder em caso de vendaval, raios e chuvas).
Continua após a publicidade
Previsão do tempo para o Paraná
Conforme a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a instabilidade atmosférica segue no Paraná nesta sexta-feira (13), em quase todas as regiões. No decorrer do dia, pancadas de chuvas, acompanhadas de descargas elétricas avançam, com condições favoráveis para temporais.
O fim de semana segue com risco de temporais em várias regiões do estado.
Fonte: ricmais.com.br