Homem é preso em apartamento de Balneário Camboriú preparando droga sintética com Ketamina

 Homem é preso em apartamento de Balneário Camboriú preparando droga sintética com Ketamina

Foto: Reprodução/G1

Um homem de 46 anos foi preso em um apartamento no centro de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, com comprimidos de ecstasy e frascos de anabolizantes. No momento do flagrante, na quarta-feira (22), ele foi flagrado preparando cetamina para a venda. A sustância é um anestésico veterinário usado em drogas sintéticas.

Um vídeo divulgado pela Polícia Civil mostra a droga dentro de um micro-ondas na casa do suspeito, apontado como um dos principais traficantes das substâncias na cidade. O produto é líquido, mas misturado com elementos e aquecido se torna pó.

💊 Chamada também de Ketamina (por causa de sua origem no inglês – ketamine), a droga causa efeitos alucinógenos e teve relação com a morte de Matthew Perry, estrela da série ‘Friends’, e Djidja Cardoso, ex-sinhazinha do Garantido 

Operação

A prisão do suspeito aconteceu à tarde, durante o cumprimento de um mandados de busca e apreensão. A ação apura a produção e comercialização de drogas sintéticas na região de Balneário Camboriú.

Além das drogas (lista abaixo), a polícia apreendeu eletrônicos e documentos para auxiliar na investigação.

Substâncias encontradas na casa do preso:

  • 18 frascos de cetamina;
  • frascos de anabolizantes;
  • 135 comprimidos de ecstasy;
  • material para embalar a droga e dinheiro.
Polícia apreende cetamina em apartamento no Litoral de SC — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Polícia apreende cetamina em apartamento no Litoral de SC — Foto: Polícia Civil/Divulgação

Cetamina

A substância cetamina é um anestésico de uso humano e veterinário que se tornou uma droga ilícita na década de 1980. O fármaco é considerado um anestésico dissociativo, isto é, que causa efeitos alucinógenos, sensação de bem-estar e tem potencial sedativo quando usado como droga recreativa.No Brasil, o tráfico utiliza essa substância para produzir uma droga sintética traficada com o nome de “special k”, “Key”, “Keyla” ou “Keta”.

A substância tem também histórico de uso como remédio veterinário, como tranquilizante de cavalos. Além de ser anestésica e analgésica, ela também é usada no combate a sintomas de quadros de saúde mental.

A substância ficou conhecida no país após a morte de Djidja Cardoso, ex-sinhazinha do Garantido, Amazonas, em maio deste ano. A Polícia Civil acredita que ela morreu em decorrência de overdose do fármaco. A mãe e o irmão dela também lideravam um grupo chamado “Pai, Mãe, Vida”, que usava a droga em rituais.Na impresa internacional, a morte do Matthew Perry, estrela da série ‘Friends’, também teve relação com a substância. Nesta semana a imprensa internacional relatou que o ator estava passando por terapia de infusão de cetamina (TIC).

Fonte: G1

Redação 2

Notícia relacionada